Secretário diz que DF está no momento mais crítico da pandemia

secretário de Saúde DF Francisco Araújo
Secretário Francisco Araújo foi preso no dia 25 na sua casa, no Noroeste/Renato Alves/Agência Brasília

O Distrito Federal registrou nas últimas 24 horas 1.616 casos de novo coronavírus, o que eleva o registro desde o início da pandemia para 102.342 casos. O número de mortes passou para 1.409. Agora à noite, o secretário da Saúde, Francisco Araújo, afirmou que o DF está no pico da doença, sendo o momento mais crítico da pandemia, “e por isso alguns ajustes tem que ser feitos“, segundo admitiu. Há duas semanas, ele afirmou que o DF estava no platô dos casos, quando o número se estabiliza no alto e não baixa.

Francisco Araújo tem sido criticado por diversos setores pela situação hospitalar, já que a ocupação das UTIs está num momento crítico e unidades como a de Ceilândia não dispõe mais de vagas. Sobre a falta de kits para testagem rápida, o secretário garantiu que até sexta-feira será concluído o processo de compra de 100 mil testes para drive-thru. “A testagem é importante, é fundamental para gerar dados epidemiológicos para proteger a população“. Atualizado às 20h16

Na entrevista que concedeu há pouco no telejornal DF Record, Francisco Araújo prometeu para breve a entrega de mais 84 leitos no hospital da Polícia Militar. O secretário explicou que o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) “pediu informações sobre a montagem do hospital“. Na PM, sete policiais morreram até agora por conta da Covid-19. O último óbito aconteceu ontem, o sargento Jonas Mendonça, que morava no Gama. A corporação tem 123 policiais afastados do policiamento, porque estão infectados pelo vírus.

Na entrevista, o secretário garantiu que o governo distrital fez tudo “até agora com responsabilidade e em cima de estudos“, ao responder sobre a reabertura total das atividades econômicas. “ Manter as pessoas em casa é muito difícil. O governo tem feito esforço enorme para fazer a sua parte, mas a população tem que fazer a sua parte. São duas vias, mas não dá para deixar as pessoas em casa o tempo todo. É importante que cada cidadão faça a sua parte“.

Conforme o Boletim Epidemiológico da covid-19, divulgado hoje (29) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 90.134 mortos pela doença desde o início da pandemia. A soma das pessoas infectadas desde o início da contagem atingiu 2.552.265. Nas últimas 24 horas, foram 69.074 novas notificações incorporadas no sistema do Ministério da Saúde. Ontem o total era de 2.483.191. Há 675.712 pacientes em acompanhamento e 1.787.419 pessoas já se recuperaram da Covid-19.

Foram 1.595 novos registros de mortes nas últimas 24 horas. O alto número se deveu à inclusão dos dados de São Paulo de ontem. No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde ontem, o painel marcava 88.539 falecimentos. Os estados com mais mortes por Covid-19 são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (13.033), Ceará (7.643), Pernambuco (6.484) e Pará (5.694). As Unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são Mato Grosso do Sul (328), Tocantins (364), Roraima (493), Acre (510) e Amapá (449).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas