Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O dia comemorativo faz parte da campanha nacional “Julho Verde“, que tem como objetivo aumentar a divulgação das informações para que a população conheça melhor os sintomas, tratamentos e a importância do diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), até o final de 2020, de 35 a 40 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer. Nas mulheres o tipo de câncer mais frequente é o de tireoide, que deve contar com cerca de 12 mil novos casos. O tipo mais frequente em homens é o câncer de boca que deve ser o mais registrado, com 11 mil diagnósticos e o de laringe, uma soma de 6,5 mil casos.
Segundo a médica especialista, Marina Azzi, os cânceres de cabeça e pescoço afeta a boca, garganta, laringe, hipofaringe, seios da face, glândulas salivares, glândula tireoide e pele da região. “Eles podem se manifestar como feridas na boca que parecem aftas que não cicatrizam em até duas semanas”, explica Marina.
A médica explica que a prevenção dessas doenças compreende a mudança de algumas práticas, como parar de ingerir bebida alcoólica, de fumar, praticar sexo seguro, manter bons hábitos de higiene oral, e ainda usar de prótese dentárias bem adaptadas (sem provocar machucados na boca). “O tratamento nas fases iniciais da doença confere excelentes resultados, com grandes possibilidades de cura da doença, pois o tempo é extremamente importante. Ao se fazer o diagnóstico precoce as chances de cura são muito maiores”, finaliza a médica oncologista.

