UnB vai avaliar situação dos pacientes recuperados do Covid-19

Hospital Universitário de Brasília HUB
Os profissionais a serem contratados vão trabalhar na linha de frente contra o coronavírus/Arquivo/Valter Pontes/Divulgação

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília farão um estudo que irá avaliar a qualidade de vida dos pacientes que contraíram o Covid-19. O estudo será feito com 300 pacientes atendidos no Hospital Universitário de Brasília.

Para começar a pesquisa, falta apenas o treinamento dos entrevistadores que irão aplicar os questionários. E também a liberação de R$ 41 mil para o pagamento desse pessoal. Os primeiros indicadores devem ser divulgados no final deste ano e o resultado concluído em 2021.

“Vamos verificar se o paciente saiu com alguma dependência como de oxigênio, de hemodiálise, home care, se o paciente consegue voltar a trabalhar, se teve escaras ou se ficou com alguma incapacidade”, explica a médica e professora Juliana Lapa, coordenadora do projeto nomeado QualiCOVID-19​. Também participa do trabalho científico o professor Gustavo Romero.

O estudo vai utilizar dois instrumentos, um questionário com 36 perguntas sobre aspectos psicológicos, físicos e emocionais e outro de medida de independência funcional, que significa autonomia para fazer as coisas como tomar banho, vestir-se e locomover-se.

De acordo com um texto da UnB Notícias, segundo a literatura científica, cerca de 81% dos pacientes que contraíram a doença manifestam as formas leve a moderada da Covid-19, 15% desenvolve doença grave e 5% são pacientes críticos, com insuficiência respiratória, choque e disfunção orgânica. Esses 5% que desenvolvem forma crítica podem evoluir sequelas futuras, como a necessidade de hemodiálise ou insuficiência respiratória.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas