Hemocentro de Brasília recebe doações de plasma para combater Covid-19

Hemocentro DF
Nova onda da Covid deixa o sistema de saúde do DF na beira do colapso/Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

A Fundação Hemocentro de Brasília fez, na quinta-feira (4), a primeira coleta de plasma de pessoa recuperada de Covid-19. O material será utilizado na pesquisa desenvolvida pelo Hemocentro, pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Secretaria de Saúde (SES) para criar um tratamento dos pacientes infectados pelo Covid-19.

O material será aplicado em 100 pacientes maiores de 18 anos internados em unidades de saúde do DF por Covid-19 em grau moderado, desde que eles ou seus familiares tenham consentido formalmente com a participação na pesquisa. A equipe de pesquisa vai acompanhar o estado de saúde dos pacientes e avaliar a eficácia e a segurança do tratamento.

Em pesquisas anteriores relacionadas a outras doenças virais, foi constatado que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receber o plasma de pessoas recuperadas. Ainda não há evidência clínica de que o plasma convalescente de Covid-19 seja eficaz no tratamento de pacientes infectados com coronavírus.

Após passar por testes sorológicos, o plasma doado será encaminhado à área de processamento do Hemocentro, onde a amostra deverá ser fracionada, rotulada e congelada. As unidades de plasma convalescente são armazenadas em um local separado dos demais hemocomponentes e identificadas com etiquetas específicas, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O primeiro doador voluntário foi o anestesista Lucas Valente, 29 anos. “Eu quis me inscrever na pesquisa para ajudar”, conta. “A Covid-19 é uma doença solitária. O paciente fica isolado em um ambiente estranho; as pessoas se isolam para se proteger. É triste.”

O cadastro para ser voluntário na pesquisa deve ser feito no site do Hemocentro. O interessado precisa ter entre 18 e 60 anos de idade, pesar no mínimo 60kg, ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por Sars-Cov-2, estar sem sintomas de Covid-19 há pelo menos 15 dias e não ter tido manifestações graves em função da doença (choque séptico, parada cardíaca e/ou intubação traqueal/respiratória). (Das assessorias do Hemocentro e da Secretaria da Saúde)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas