Militante dos “300 de Brasília” diz que membros têm armas

Sara Winter 300 de Brasília
Grupo de Sara Winter está sendo desarticulado por ações policiais por ordem da justiça/Reprodução Instagram

A militante Sara Winter, principal porta-voz do controverso grupo autodenominado “300 de Brasília“, reconheceu em entrevista à BBC News Brasil a existência de armas dentro do acampamento montado pelo grupo em Brasília.  Sara Winter foi candidata a deputada federal pelo DEM do Rio de Janeiro nas últimas eleições. Com 17.246 votos, não conseguiu ser eleita.

De acordo com Winter, cujo nome verdadeiro é Sara Geromini, as armas serviriam para “proteção dos próprios membros do acampamento”. “(Estamos) preparados para dar a vida pela nação, e nossas armas são a fé em Deus, a esperança neste governo e os métodos de ação não violenta”.

“Em nosso grupo, existem membros que são CACs (sigla para Colecionador, Atirador e Caçador), outros que possuem armas devidamente registradas nos órgãos competentes. Essas armas servem para a proteção dos próprios membros do acampamento e nada têm a ver com nossa militância”, afirmou.

Os “300 de Brasília” são alvo de investigação pela Procuradoria-Geral da República. Na semana passada, deputados do PSOL pediram a abertura de um inquérito para apurar a atuação de Sara Winter em suposta “formação de milícia“, escreve o repórter Ricardo Senra. No vídeo abaixo, o grupo se manifesta como se fosse uma unidade militar.

À BBC News Brasil, a autoproclamada conferencista internacional diz que defende “métodos de ação não-violenta” e alega que “absolutamente nenhum dos integrantes dos 300 do Brasil fala sobre ‘milícia armada’, muito menos sobre invadir o Congresso ou STF”. Em pelo menos uma carreata organizada pelo grupo, no entanto, tais iniciativas foram defendidas por participantes.

Entre abril e outubro do ano passado, atuou como coordenadora-geral de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade do Ministério da Família, Mulheres, e Direitos Humanos, por indicação da ministra Damares Alves, com quem compartilha bandeiras contra o feminismo e o aborto. No passado, no entanto, foi militante do grupo Femen e chegou a “castrar” um boneco que representava o então deputado federal Jair Bolsonaro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas