DF começa a testar população nesta terça-feira

coronavirus máscara
Proteção é imporpante, assim como o isolamento social para evitar proliferar o vírus/Arquivo

O aniversário de Brasília (60 anos) será marcado nesta terça-feira não pelas festas que estavam programadas, mas pelo início da testagem da população para o novo coronavírus (Covid-19). Estão programados dois tipos de teste, o sanguíneo e a coleta de material da garganta e nariz. Até o meio dia de hoje (20), o Distrito federal tinha registrado 872 casos confirmados da doença (veja o infográfico).

Os testes serão realizados no modelo drive thru, inicialmente em cinco pontos (veja a relação logo abaixo). A previsão é de que mais pontos sejam abertos nos próximos dias, segundo informou esta tarde o Governo do Distrito Federal. A primeira bateria prevê a utilização de 100 mil testes, de acordo com informações da Secretaria da Saúde.

Clubes recreativos tem os barcos liberados – #COMPARTILHE as notícias do Misto Brasília

A Agência Brasília publicou que haverá um cadastro na entrada do drive thru e passarão por triagem de temperatura por meio de câmera térmica, trabalho a ser realizado pelo Corpo de Bombeiros. As pessoas que não apresentarem sintomas nesta primeira triagem não farão a testagem. O atendimento será por ordem de chegada.

A recomendação é que as pessoas usem as máscaras de proteção quando seguirem para os locais. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os locais da coleta

– Unieuro Águas Claras
– Uniplan Águas Claras
– Residência Oficial do Governador
– Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha
– Estacionamentos do Parque da Cidade

Os tipos de testes

Teste sanguíneo: coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário após a coleta.

Teste swab: coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, por meio de um cotonete (swab) analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas, liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas