NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Boletim desta terça à noite – últimas notícias sobre o coronavírus

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil avançou para 46 nesta terça-feira
Vacinação
O brasiliense tem reclamado que faltam testes rápidos para identificação do novo coronavírus/Agência Brasil

Perda de olfato ou paladar pode ser um sinal precoce de infecção pelo Covid-19, afirmam especialistas de vários países. Segundo eles, esse sintoma pode até servir como uma ferramenta útil para detectar doentes com covid-19 considerados assintomáticos, por não apresentarem sinais como febre, tosse e falta de ar.

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil avançou para 46 nesta terça-feira, um aumento de 12 óbitos em relação ao levantamento da véspera, informou o Ministério da Saúde, que promete 22,9 milhões de testes do novo coronavírus.

Leia o boletim de ontem à noite – #COMPARTILHE as notícias do Misto Brasília

Os casos confirmados de Covid-19 no país atingiram 2.201, o que representa um aumento de 310 em relação aos 1.891 registrados até segunda-feira, de acordo com o ministério.

A maior parte das mortes pela doença está em São Paulo, com 40 óbitos. São Paulo também possui a maioria das infecções confirmadas no Brasil, com 810. O Rio de Janeiro vem a seguir na contagem de casos do novo coronavírus, com as outras seis mortes verificadas no país, além de 305 casos no total.

No mundo, as infecções pelo coronavírus passam de 387 mil, com mais de 16,7 mil mortes e 101  mil recuperados. No Distrito Federal, segundo boletim das 20h15 há 177 casos confirmados de coronavírus.. No boletim das 14 horas, eram 161 casos. Os casos suspeitos e descartados não foram revelados.

No Distrito Federal

01 – A central TeleCovid, criada para e auxiliar no combate e prevenção a Covid-19, recebe 1,7 mil ligações por dia. No período da manhã e da tarde, funcionários terceirizados do Banco de Brasília (BRB) atendem a ligação e repassam aos enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presentes no local. À noite, o serviço do TeleCovid é prestado diretamente por técnicos de enfermagem do Samu. A TeleCovid recebe as ligações do 190, 193 e 199.

02 – Os servidores da Secretaria de Saúde (SES) que se encontram em férias, licença-prêmio ou afastados por abonos e dispensa de bater ponto para participar de congressos e eventos devem retornar imediatamente ao trabalho. A convocação, feita nesta semana por meio de circular

03 – O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai ampliar o horário de funcionamento. O objetivo é otimizar as máquinas que fazem o diagnóstico molecular da Covid-19 para diminuir o tempo de liberação dos exames.

04 – Nomes de pacientes sonegados pelo Hospital das Forças Armadas (HFA) com teste positivo para o coronavírus podem ser os do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle.  O HFA forneceu 15 nomes de acompanhantes de Bolsonaro que voltaram dos EUA contaminados e omitiu dois, alegando respeito pela privacidade, honra, imagem. A Procuradoria-Geral do DF acionou a justiça federal para que o governo federal esclareça se omitiu nomes de pessoas diagnosticadas pelo HFA.

05 – A decisão de Bolsonaro de não dar transparência a seus exames para a Covid-19 foi fechada com os filhos. O deputado Eduardo Bolsonaro é o defensor mais enfático para que o governo esconda as informações, segundo o Correio Braziliense.

06 – Além das 15 pessoas que viajaram com Bolsonaro aos Estados Unidos e voltaram contaminadas dois motoristas do presidente, testaram e deu positivo para coronavírus, lembra Ricardo Noblat.

07 – A partir desta quarta-feira (25), serão atendidos exclusivamente as pessoas e os grupos agendados na Fundação Hemocentro. O fluxo de doadores aumentou significativamente e chegou a ser maior que o dos dias pré-pandemia. Os contatos são os seguintes: 3327-4413, 3327-4447 e Whatsapp 99136-2495

08 – A advogada Daniela Teixeira, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é a primeira moradora do DF a conseguir a cura do coronavírus.

09 – O governo distrital criou uma bolsa alimentação para as 23.383 crianças de zero a cinco anos atendidas nas creches conveniadas. O benefício de R$ 150 por mês será pago proporcionalmente ao tempo que durar a suspensão do serviço.

10 – Com sintomas de coronavírus, o empresário Luiz Estevão vai para prisão domiciliar, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) . Ele cumpre pena de prisão na Papuda por desvios de dinheiro público.

11 – O Distrito Federal deve adotar medidas concretas para evitar aglomerações no transporte público, em especial ônibus e metrô, durante a pandemia do coronavírus. O GDF tem 24 horas para adotar as medidas, sob pena de multa diária de R$ 500 mil. A decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF é desta terça-feira (24). Mais detalhes no Misto Brasília.

Vídeo – trabalho voluntário para fabricar componentes de proteção

No Brasil

01 – Prefeitura de Campina Grande (PB) adia para outubro o Maior São João do Mundo.

02 – Não há registros de transmissão de coronavírus por jornais e revistas impressos. Evidências científicas sugerem que superfícies de papel porosa, nas quais está incluído o papel de jornal, estão protegidas.

03 – A Enel, empresa multinacional italiana, que tem a distribuição de energia no Ceará, está cortando a energia das casas das famílias que não estão podendo pagar a conta. Denúncia é do ex-governador Ciro (PDT).

04 – Aneel publicou uma resolução que proíbe o corte de energia por falta de pagamento de consumidores enquanto perdura a situação de pandemia.

05 – Em carta, Itália fez apelo para que Jair Bolsonaro liberasse máscaras bloqueadas no Brasil: ‘Começamos a contar mortos nas equipes médicas’. A notícia foi estampada hoje à tarde pelo Estadão. A carta foi encaminhada ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

06 – O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, elogiou a decisão, tomada nesta terça-feira (24), pelos comitês Olímpico Internacional (COI) e Organizador dos Jogos de Tóquio (Japão) de adiar para 2021 a realização da Olimpíada e da Paralimpíada.

07 – A Gol anunciou que reduziu a oferta de voos em aproximadamente 92% no mercado doméstico e que vai parar de operar nos mercados internacionais entre o período de 28 de março a 3 de maio. A Azul comunicou que entre 25 de março e 30 de abril espera operar 70 voos diretos por dia, para 25 cidades, o que representa uma redução de 90% de sua capacidade total.

08 – São Paulo teve nesta terça-feira seu primeiro dia de quarentena por causa do coronavírus, que já causou 40 mortes no Estado, depois de o governo local ter determinado no último sábado o fechamento do comércio e serviços não essenciais.

09 – Os presos do estado de São Paulo vão fabricar cerca de 320 mil máscaras de proteção, anunciou o governador João Doria.

10 – O ministro Marco Aurélio Mello concedeu uma liminar reforçando que os governos estaduais e municipais podem adotar medidas como isolamento, quarentena e restrição de locomoção por portos, aeroportos e rodovias e circulação de pessoas. O ministro reforçou que a competência de Estados e municípios é concorrente ao governo federal em termos de saúde.

11 – Centro de Exposições da Fiergs, no Rio Grande do Sul, poderá ser transformado em hospital de campanha.

12 – O governador do Pará, Helder Barbalho, vai montar hospitais de campanha para criar 720 leitos.

13 – O Banco Central decidiu prorrogar o prazo de entrega da declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE). A declaração anual (data base em 31/12/2019) poderá ser entregue até 1/6/2020.

14 – Presidente Jair Bolsonaro faz a quarta manifestação em cadeia de radio e tevê em 20 dias sobre o coronavírus. Em quatro minutos, vai pedir a união de todos, inclusive dos governadores, para combater a virose.

15 – A Câmara dos Deputados foi convocado para a primeira sessão pelo Sistema de Deliberação Remota, que será realizada nesta quarta-feira (25), às 19 horas. Consta da pauta o projeto 3443/2019, que define parâmetros para o governo prestar serviços públicos via internet. Outras matérias relacionadas ao enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19) poderão ser incluídas na pauta.

16 – O Senado Federal faz nesta noite a sua segunda sessão de votação virtual. Votam a regularização de débitos fiscais com a União. Veja pela homepage do Misto Brasília.

Servidores da área de TI testam equipamentos de votação remota da Câmara/Luís Macedo/Agência Câmara

Câmara votação virtual

No mundo

01 – O Dow Jones registrou seu maior ganho percentual em um dia desde 1933 nesta terça-feira, depois que os legisladores dos Estados Unidos afirmaram estarem próximos de um acordo para um pacote de resgate econômico, injetando uma dose de otimismo nos mercados, que se recuperam do maior movimento de vendas desde a crise financeira. O Dow Jones subiu 11,37%, para 20.704,91 pontos, o S&P 500 avançou 9,38%, para 2.447,33 pontos e o Nasdaq Composite ganhou 8,12%, para 7.417,86 pontos.

02 – O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira um total de 44.183 casos de coronavírus, um aumento de 10.779 casos em relação à contagem anterior, e disse que o número de mortos aumentou em 144, para 544. O CDC realizou sua contagem de casos da doença respiratória Covid-19, causada por um novo coronavírus, até a tarde de 23 de março, em comparação com a contagem do dia anterior.

03 – O Palais des Festivals deveria estar se preparando para dar as boas-vindas aos maiores nomes do cinema em seu tapete vermelho. Ao invés disso, o cenário do Festival Internacional de Cinema de Cannes está abrindo as portas para os sem-teto da cidade que não têm para onde ir durante a interdição do coronavírus. O festival de cinema anual no resort da Riviera Francesa ladeado de palmeiras deveria acontecer entre 12 e 23 de maio, mas na semana passada os organizadores adiaram o evento para o final de junho, e na sexta-feira, o salão do festival acolheu os desabrigados.

04 – Pandemia de coronavírus expõe falta de enfermeiros na Alemanha. Profissionais estrangeiros qualificados devem fechar lacuna que já existia. Agências passaram a recrutar no Brasil, na Argentina e no México.

05 – Devido à pandemia de covid-19, militares espanhóis pediram ajuda da Otan. As Forças Armadas da Espanha solicitaram “assistência internacional” e disseram que precisam de 500 mil testes, 500 aparelhos respiratórios, além de 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas. Apesar da quarentena que já dura dez dias no país, o número de casos e óbitos continua aumentando. As autoridades da Espanha informam nesta terça-feira (24) que 514 morreram no país nas últimas 24 horas em decorrência do coronavírus. Agora, são 2.696 mortes causadas pela covid-19 na Espanha. Entre domingo e segunda-feira, data do recorde anterior, 462 pessoas morreram.

06 – O governo da Itália aumentou a multa para quem violar a quarentena imposta devido à pandemia de covid-19. No futuro, a punição pode variar de 400 euros (cerca de R$ 2,1 mil) a até 3 mil euros (16 mil reais). Desde o início da quarentena, a polícia italiana já controlou mais de 2 milhões de pessoas e houve mais de 100 mil denúncias de violações, segundo a agência de notícias Ansa.

07 – As autoridades da Itália informaram nesta terça-feira que 743 pessoas morreram em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas. O número interrompeu uma breve tendência de queda registrada nos últimos dois dias.

08 – A ativista ambiental sueca Greta Thunberg revelou nesta terça-feira que se isolou nas duas últimas semanas como medida de precaução devido a suspeitas de ter sido infectada pelo novo coronavírus.

09 – Na Suécia, apenas pessoas em estado grave são testadas para a Covid-19, mas as autoridades recomendam que as pessoas com sintomas sejam isoladas em suas casas.

10 – Em 43 dos 54 países africanos foram registrados casos do novo coronavírus. Ao todo, 2.046 infecções foram confirmadas na região. A África do Sul é o país mais atingindo pela epidemia, com 554 casos, e decretou uma quarentena para tentar conter o avanço do surto.

11 – No Vaticano, foram confirmados quatro casos do novo coronavírus. Depois da primeira infecção registrada em 5 de março, dois funcionários do museu e um da alfândega também estão com a covid-19.

12 – Um comitê de especialistas da França recomendou ao governo francês que a quarentena imposta no país para tentar conter o avanço da pandemia da covid-19 deve durar pelo menos seis semanas.

13 – As autoridades Moscou afirmaram nesta terça-feira (24/03) a extensão da contaminação pelo novo coronavírus na cidade é mais alta do que os dados oficiais sugerem. No momento, a Rússia aponta a existência oficial de 495 casos positivos de covid-19 em todo o país.

14 – O governo da Índia anunciou nesta terça-feira (24) a imposição de confinamento obrigatório total de 21 dias em todo o território do país para evitar a disseminação da covid-19. O país é o segundo mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes. O país registrou até agora 482 casos confirmados de coronavírus e nove mortes.

15 – As autoridades da Espanha informam nesta terça-feira  que 514 morreram no país nas últimas 24 horas em decorrência do coronavírus. Agora, são 2.696 mortes causadas pela covid-19 na Espanha. Entre domingo e segunda-feira, data do recorde anterior, 462 pessoas morreram.

Mais noticias

Slider