NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

NOTÍCIAS

Boletim desta segunda à noite – últimas notícias sobre o coronavírus

O número de vítimas subiu em todo o planeta, apesar dos esforços para conter a doença respiratória
Videoconferência ministros e governadores
Ministros fazem uma videoconferência com governadores do Norte e Nordeste/Isac Nóbrega/PR

Boletim divulgado há pouco pelo Ministério da Saúde, informa que subiu para nove o número de óbito entre ontem e hoje. Até agora, foram registradas 34 mortes, 30 dos quais em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O número de casos confirmados no Brasil passou de 1.546 para 1.891.

No mundo, as mortes pelo coronavírus passam de 15 mil. Os casos somam mais de 350 mil e mais de 100 mil se recuperaram. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta contra o aumento no ritmo de novas infecções em todo o mundo.

“Foram 67 dias desde o primeiro caso reportado até os primeiros 100 mil, 11 dias para alcançar uma segunda leva de 100 mil casos, e apenas quatro dias para os terceiros 100 mil”, disse o chefe da organização, Tedros Ghebreyesus.

No Distrito Federal, os casos confirmados passaram de 135 para 146, de acordo com o boletim divulgado no início da noite. Oito pessoas estão internadas e 139 (94,5%) estão em isolamento domiciliar. Os casos suspeitos passaram de 3.601 para 3.642.

Leia o boletim de ontem à noite – #COMPARTILHE nossas notícias. Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW, Reuters e sites de notícias brasileiros e estrangeiros. O resumo do noticiário é dos acontecimentos das últimas 8 horas. Veja mais informações na home o site Misto Brasília.

No Distrito Federal

01 – O Brasília Palace Hotel poderá ser usado como hospital de campanha. O empresário Paulo Otávio falou sobre o assunto com o governador Ibaneis Rocha. As hospedagens serão suspensas no fim deste mês, com o fechamento do empreendimento para atender uma eventual demanda por leitos – se assim for demandado.

02 – Os postos de gasolina podem reduzir em até 25% o salário dos frentistas om a redução também das horas trabalhadas. Poderá ser também ser antecipadas as férias da categoria. Os postos revendedores não funcionam mais no domingo e nos feriados enquanto durar as restrições por conta do coronavírus. O acordo entre os patrões e empregados começa a partir desta terça-feira (24).

03 – Os lojistas também definiram um acordo com os administradores de shopping sobre a cobrança dos alugueis. A partir de agora a cobrança será proporcional ao funcionamento e o pagamento será feito posteriormente em data a ser negociada. A taxa de condomínio será cobrada, mas poderá ser negociada.

04 – Também estão sendo renegociados os contratos de centenas de salas comerciais e estabelecimentos comerciais. Em vários casos está sendo concedido carência de três a quatro meses e também a redução dos valores em contratos vigentes.

05 – O juiz federal Rafael Paulo Soares Pinto concedeu liminar ao Distrito Federal que permite a isenção ou redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos destinados à prevenção da infecção pelo novo coronavírus. A redução de 18% para 7% foi autorizada pela Câmara Legislativa. A redução atinge produtos como luvas e máscaras médicas, hipoclorito de sódio 5% álcool em gel e álcool 70%.

06 – A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) começou hoje o regime de teletrabalho para servidores e funcionários. Sistema também foi adotado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

07 – A empresa Piracicabana, que atende as cidades de Planaltina, Sobradinho e região, está operando com redução na oferta de viagens, sobretudo nas linhas circulares de ônibus. A diminuição se dá pela dificuldade da empresa em manter a escala de funcionários, já que a restrição de entrada e saída de transporte público em Goiás.

08 – A lista de comércios que podem permanecer abertos foi ampliada. Oficinas mecânicas, fábricas de bolos, concessionárias de veículos e estandes de venda de imóveis estão entre as atividades que são permitidas. O secretário do DF Legal, Gutemberg Tosatte, informa que que a pasta fechou e interditou 3,5 mil estabelecimentos comerciais nos últimos três dias

09 – Em meio à crise do coronavírus, o jornal popular Destaq deixou de circular hoje. O pessoal da redação foi dispensado, numa decisão suspostamente antecipada pela administração da empresa. Os salários dos trabalhadores estão atrasados.

Cestas Verdes foram entregues a duas entidades que atendem idosos no DF/ Renato Alves/Agência Brasília

No Brasil

01 – A prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu que houve problemas hoje (23) no funcionamento de alguns postos da cidade para a vacinação contra a gripe, que começou nesta segunda-feira unicamente para maiores de 60 anos, incluindo as pessoas em situação de rua e profissionais de saúde.

02 – A secretária anunciou que, a partir de hoje, o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na zona norte do Rio, está destinado apenas ao atendimento de pacientes contaminados com o novo coronavírus.

03 – A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) lançou, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a campanha Juntos Contra Ofertas Abusivas. A iniciativa consiste em identificar sites de comércio eletrônico que estão vendendo produtos como álcool em gel, máscaras e luvas, essenciais à prevenção do novo coronavírus (covid-19), por preços considerados abusivos. A campanha está ativa desde a semana passada.

04 – A Câmara dos Deputados regulamentou o funcionamento do plenário durante a emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus. Por meio de Ato da Mesa Diretora, foi definido que a comunicação por áudio e vídeo entre os participantes da sessão será feita por meio da plataforma de videoconferência Zoom. O Sistema de Deliberação Remota (SDR) estabelece ainda que a votação das propostas será feita pelo Infoleg, aplicativo para smartphones e tablets da Câmara, que exibirá para os deputados as opções sim, não, abstenção e obstrução.

05 – Em entrevista à CNN Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados (DEM-RJ), cogitou a diminuição dos salários dos parlamentares do Congresso e até dos servidores dos demais poderes para combater o coronavírus. Outra medida mencionada por Maia foi que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode utilizar verbas do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral como fonte de renda para recursos contra a doença.

06 – O governo federal vai mudar o protocolo de testagem para coronavírus e passará a testar todos os profissionais de saúde em contato com a doença e todas as pessoas que procurarem os postos de saúde com síndromes gripais, além dos casos graves e óbitos, que já vêm sendo testados atualmente, disse à Reuters nesta segunda-feira uma fonte que acompanha o tema.

07 – O Ibovespa afundou ainda mais nesta segunda-feira, ampliando a perda em 2020 para 45%, novamente pressionado pelas apreensões sobre o impacto da pandemia de coronavírus na atividade econômica do país e consequentemente nos resultados de empresas, além da aversão a risco global em razão do vírus.

08 – O dólar teve forte alta nesta segunda-feira, indo acima de R$ 5,13 em mais um começo de semana pouco auspicioso para os mercados financeiros globais, com a dúvida sobre os efeitos da crise do coronavírus se sobrepondo a medidas de estímulos sem precedentes anunciadas pelos Estados Unidos e outros governos.

09 – O Banco Central tem grande arsenal para fazer frente a qualquer tipo de crise, afirmou nesta segunda-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, após a divulgação de medidas e ações em estudo que, juntas, implicam uma injeção de liquidez potencial de R$ 1,2 trilhão no sistema financeiro nacional.

10 – O Tribunal de Contas da União (TCU) editou duas medidas, A primeira portaria amplia para mais 90 dias as prestações de contas do exercício de 2019. A segunda suspende por 30 dias corridos, os prazos processuais dos processos que tramitam no âmbito do TCU.

11 – A Petrobras anunciou hoje (23) que vai doar ao Sistema Único de Saúde (SUS) 600 mil testes para o diagnóstico do novo coronavírus (covid-19). Dois terços  – 400 mil – serão entregues ao Ministério da Saúde, e o restante – 200 mil -, à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, estado onde fica a sede da empresa.

12 – A General Motors vai adotar férias coletivas em todo complexo de São José dos Campos (SP), em resposta à reivindicação protocolada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, como forma de prevenção ao coronavírus. Os trabalhadores não devem ir à fábrica a partir de terça-feira (24).

13 – Em coletiva realizada no início da tarde de hoje (23), o governador de São Paulo, João Doria, reforçou a necessidade de funcionamento das fábricas no estado e do setor de construção civil. “Não podemos ter colapso na produção do país”, disse. “Se as fábricas pararem, teremos colapso no abastecimento, não só de alimentos, como de produtos básicos para a população de São Paulo e do país”, acrescentou.

14 – O presidente Jair Bolsonaro anunciou um pacote de medidas para ajudar estados e municípios a enfrentar a pandemia de coronavírus. O plano chega a 85,8 bilhões de reais e prevê transferência de 8 bilhões de reais para gastos em saúde e suspensão de dívidas com a União. Entre as medidas estão ainda a renegociação de dívidas de estados e municípios com bancos, facilitação de crédito e transferência de 2 bilhões de reais para gastos em assistência social. O Misto Brasília transmitiu ao vivo a entrevista do início da noite.

Em Portugal, houve redução de 50% nas urgências dos centros de saúde/DN

No mundo

01 – Milhares de trabalhadores temporários que constroem cenários para a indústria cinematográfica indiana ou que fazem figuração atrás de estrelas consagradas ficaram sem emprego, depois que todos os trabalhos de Bollywood foram suspensos, em uma tentativa de combater o surto de coronavírus. Existem mais de 500.000 trabalhadores de Bollywood que recebem por dia, de acordo com sindicatos, e a maioria agora enfrenta um futuro incerto com a interrupção do setor de cinema e televisão do país de 19 a 31 de março.

02 – Hackers de elite tentaram invadir sistemas da Organização Mundial de Saúde (OMS) no início deste mês, disseram fontes à Reuters, parte do que um importante funcionário da entidade disse ter sido um aumento de mais de duas vezes nos ataques cibernéticos contra a entidade.

03 – Um pacote de estímulo econômico ao coronavírus de longo alcance não avançou no Senado dos Estados Unidos nesta segunda-feira, quando os democratas disseram que o programa traz muito pouco dinheiro para Estados e hospitais e não prevê restrições suficientes em um fundo para ajudar grandes empresas. A votação, que contabilizou 49 votos a favor e 46 contra, deixou a medida de US$ 2 trilhões aquém dos 60 votos necessários para avançar, conforme a Câmara permaneceu em impasse pelo segundo dia. Apenas um democrata, Doug Jones, do Alabama, votou com os republicanos para avançar no projeto.

04 – O canadense Dick Pound, que é o membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse em entrevista publicada nesta segunda (23) pelo jornal norte-americano “USA Today” que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão adiados por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O Canadá cancela participação na Olimpíada de Tóquio.

05 – A Uefa decidiu adiar a final  da Champions League. A final do campeonato estava marcada para maio em Istambul. Com a pandemia da covid-19, os jogos foram cancelados e ainda faltam 16 partidas para a conclusão do torneio. Uma nova data ainda não foi definida. Os clubes esperam completar a temporada até o final de junho.

06 – A atual pandemia de coronavírus, pode revolucionar a maneira como se divulga ciência. Grandes editoras se comprometeram a liberar o acesso a artigos sobre a covid-19, a doença respiratória causada pelo novo vírus, em suas plataformas. O objetivo é compartilhar conhecimento o mais rápido possível e, assim, contribuir com a busca por uma vacina ou algum tipo de medicamento que possa amenizar os efeitos do coronavírus.

07 – Os Estados Unidos podem proibir a chegada de voos e outros tipos de transportes vindos de países da América do Sul, como Brasil e Equador, em medida similar aplicada a 26 países da Europa para evitar a propagação do novo coronavírus, segundo a agência de notícias EFE.

08 – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ampliou as medidas de restrição de movimento no Reino Unido para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Os cidadãos poderão sair apenas para trabalhar, ir ao mercado ou ao médico e fazer exercícios em espaços públicos.

09 – A Itália registrou nesta segunda-feira um número menor de novas infecções e mortes por coronavírus em relação ao dia anterior. Autoridades do país confirmaram 4.789 novos casos em 24 horas, quase 700 a menos que o reportado no domingo, 5.560 infecções. O aumento diário nesta segunda foi de 8,1%, enquanto na véspera foi de 10,4%. Há duas semanas, estava em torno de 20%.

10 – O número de mortes na Itália também foi menor nesta segunda-feira em relação à véspera: 602 óbitos foram notificados, elevando para 6.078 o total de vítimas no país. No domingo, foram 651 novas mortes. Em comparação, no sábado foram 793 (um recorde) e, na sexta, 627.

11 – O Ministério da Saúde panamenho confirmou a morte de uma menina de 13 anos diagnosticada com a doença covid-19. A garota morreu num hospital pediátrico na Cidade do Panamá. Segundo a imprensa local, ela já sofria de uma doença cardíaca antes de contrair o vírus. Até o momento, o país da América Central possui 313 casos confirmados do novo coronavírus em seu território. Três deles morreram.

12 – A população da Hungria está estocando armas por medo de tumultos durante a crise do coronavírus. “Atualmente, estamos vendendo cinco vezes mais armas do que em um mês de março normal”, diz Gabor Vass, que é dono de três lojas na capital do país, Budapeste.

13 – A Islândia está seguindo uma abordagem diferente da maior parte dos países, tirando partido de ter uma população abaixo dos 400 mil habitantes, baseando-se numa política muito mais alargada de testes: o Governo islandês diz que não tem conhecimento de outro país que esteja a testar uma percentagem maior da sua população.

Mais noticias

Slider