África do Sul coronavírus Misto Brasília

Boletim deste sábado – últimas notícias sobre o coronavírus

A pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, está impondo uma realidade inédita para as atuais gerações: ter de ficar compulsoriamente em casa. O confinamento obrigatório pode causar desconforto emocional, mas também é um momento em que é possível reavaliar a vida, melhorar o autoconhecimento, instruir-se, divertir-se, reforçar laços sociais e, especialmente, familiares.

Até o início da tarde, foram registrados no Brasil 18 mortes, com três no Rio. Maior parte dos casos confirmados está no estado de São Paulo, dos quais 34 pacientes estão internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Outros 9 mil casos são suspeitos para a Covid-19. No Distrito Federal, foram confirmados 108 casos, dos quais quatro estão internados e 104 estão sendo atendidos em casa. Há 2.717 casos suspeitos.

Veja o boletim de ontem – Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW, Reuters e sites de notícias brasileiros e estrangeiros. Leia também notícias ampliadas no site. COMPARTILHE o Misto Brasília.

01 – A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal terá início na próxima segunda-feira (23) e seguirá até o dia 22 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o dia “D” de mobilização nacional será 9 de maio, um sábado.

02 – A Secretaria da Saúde advertiu hoje que o uso do narguilé, que utilizado em grupo e de forma compartilhada, pode disseminar a contaminação pelo Covid-19. De acordo com a Referência Técnica Distrital (RTD) de Tabagismo, Nancilene Melo, além das fiscalizações, é necessário a colaboração da sociedade para reduzir o uso do narguilé. O aparelho é um tipo de cachimbo de água, de origem oriental, destinado a fumar tabaco aromatizado.

03 – A Secretaria de Justiça e Cidadania disponibilizou para a população uma cartilha com orientações para a população idosa e para as famílias em geral sobre como lidar com a pandemia do coronavírus (Covid – 19). A cartilha detalha como lidar com várias situações corriqueiras no dia a dia.

04 – O BRB passa a oferecer três linhas de crédito aos agentes culturais do Distrito Federal. Elas fazem parte do BRB Cultura, desenvolvido especialmente para atender ao setor.

05 – A Bembras Integração e Engenharia assinaram um acordo para implementação de atendimento por vídeo-chamada/chat de cidadãos com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Quemue ligar para um dos números (190, 193 ou 199), e que estiver com sintomas de coronavírus, receberá um link por SMS, se assim desejar, para poder continuar a conversa por vídeo chamada. Durante a chamada, se a pessoa estiver impossibilitada de falar, poderá escrever no chat disponível na mesma ligação.

06 – Mais de R$ 1 milhão (16% do valor total liberado para o Bolsa Alimentação) já foi utilizado pelos beneficiários do cartão material escolar para a compra de alimentos. A medida foi adotada pelo governador Ibaneis Rocha para suprir a falta da merenda escolar.

07 – Decreto para a coleta seletiva, triagem de resíduos recicláveis e compostagem enquanto houver risco de transmissão do novo coronavírus. O recolhimento convencional vai continuar normalmente. “Ao descartar o lixo, a pessoa que estiver diagnosticada ou com suspeita da doença deve colocar o material envolto em outro saco para acondicionar melhor o resíduo que provavelmente está contaminado”, explicou o ssessor especial do SLU, Guilherme de Almeida.

08 – As Forças Armadas já estudam a possibilidade de recorrer aos hospitais de campanha para dar suporte no combate à Covid-19. Esses hospitais foram concebidos para emprego em operações militares e operações humanitárias, possuindo, portanto, baixa capacidade de leitos, “devendo ser adaptados às condições da presente pandemia”.

09 – Um aluno de 23 anos da Universidade de Brasília (UnB) foi diagnosticado com coronavírus na quarta-feira, quando procurou um hospital particular de Taguatinga. Ele está em isolamento domiciliar.

Crianças são orientadas a proteger as pessoas quando espirram/Agência Brasil

Coronavírus espirra

No Brasil

01 – O 27º Congresso Mundial dos Arquitetos, marcado para julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi adiado para o período de 18 a 22 de julho de 2021. A decisão foi tomada pela comitê executivo do evento, que esperava reunir 20 mil pessoas na capital fluminense.

02 – O aplicativo iFood criou a opção de ‘Entrega sem Contato’ que pode ser escolhida no momento de realização do pedido. Para que isso aconteça, os pagamentos deverão ser efetuados online, pelo app.

03 – O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro, Fernando Blower, conta que muitos empresários decidiram fechar totalmente os estabelecimentos, por avaliarem que o funcionamento nesses termos não paga os custos de operação.

04 – O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais decidiu suspender temporariamente as buscas por vítimas do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, devido à pandemia do novo coronavírus. Os trabalhos vinham sendo feitos de forma ininterrupta desde o incidente em janeiro de 2019.

05 – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse hoje (21) que pedirá ao Ministério da Defesa que coloque soldados nas ruas da zona sul da cidade para abordar idosos que estejam circulando e convencê-los da importância de não saírem de casa, devido à pandemia do novo coronavírus. “Para dizerem a eles que há uma solicitação das autoridades para que se preservem em casa”, disse Crivella.

06 – A Associação Brasileira dos Produtores de Lei (Abraleite), pediu ao governo federal “uma trégua” em impostos e suspensão temporária de encargos como FGTS e INSS (Funrural). Pediu também garantias para a produção na propriedade e a atividade das indústrias de laticínios em todo o país.

07 – O Comitê Olímpico do Brasil defendeu o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, em período equivalente ao originalmente marcado, entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto.

08 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquadrou como medicamentos de controle especial as substâncias hidroxicloroquina e cloroquina. A medida foi tomada devido ao grande número de pessoas que buscaram os medicamentos depois do surgimento de notícias de que esses produtos estavam sendo usados, ainda em caráter de pesquisa, no tratamento ao novo coronavírus.

09 – O presidente Jair Bolsonaro completou hoje 65 anos. Passa a data especial com os filhos no Palácio da Alvorada, sem os bolsonaristas na porta de entrada da residência oficial da Presidência. Na rede social, ele disse que testes iniciais serão realizado com a cloroquina e hidroxicloroquina, remédio usado contra a malária. Os testes seriam feitos no Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

10 – O governo do estado de São Paulo anunciou neste sábado que determinou o fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais. Veja detalhes na home do Misto Brasília.

11 – O governo da União publicou duas disposições legais em edição extra no Diário Oficial deste sábado. Numa Medida Provisória que já está em vigor, o governo padroniza os decretos pelos estados sobre limitação de trânsito. Qualquer restrição temporária, de agora em diante, terá que ter uma fundamentação técnica. Para o governo federal, restringir circulação é responsabilidade da Anvisa.

12 – O governo do Acre pediu apoio do governo federal para encaminhar o Exército para ajudar a controlar a fronteira. Cerca de 180 migrantes haitianos, paquistaneses, senegaleses e angolanos chegaram ao município de Assis Brasil vindos do sul e sudeste do Brasil. No Acre buscam facilidades para sair da fronteira. O foco principal é o Peru e em seguida o México, mas esbarram na barreira com o fechamento das fronteiras devido à pandemia da Covid-19.

13 – A cidade de Fortaleza registrou casos do coronavírus em 19 bairros. O prefeito Roberto Cláudio está infectado. O irmão do político, o senador Prisco Bezerra (PDT-CE) já havia testado positivo para doença na quinta-feira. O proprietário da empresa de engenharia JC Gontijo, José Celso Gontijo, também foi infectado pelo coronavírus, assim como o deputado federal General Girão (PSL-RN).

14 – Policiais militares, bombeiros e agentes de saúde de várias cidades do interior de Minas Gerais saíram às ruas nesta noite de sexta-feira (20) para pedir que as pessoas que estavam em bares, restaurantes e comércios se conscientizassem e retornassem para as suas casas, respeitando o estado de calamidade no país e no estado, com reclusão social voluntária.

15 – Índia pataxó, do sul Bahia, é o primeiro caso de coronavírus entre a população indígena. No Mato Grosso do Sul, as reservas indígenas estão sendo fechadas para evitar contatos com outras pessoas. Os índios são mais suscetíveis às doenças virais, segundo a Funai.

Hospital de campanha é apresentado na Espanha/Lusa

Espanha hospital de campanha

No mundo

01 – A Itália chegou ao décimo dia da imposição de uma quarentena nacional, que deve se estendida além da data original, 3 de abril. O país já registrou quase 5 mil mortes pela covid-19, ultrapassando recentemente a China, país de origem da doença, em total de óbitos. Só entre quinta-feira e sexta, mais de 600 morreram no país europeu. Neste sábado, o país teve um novo recorde diário: quase 800 mortes. Quase 300 mil pessoas testaram positivo para o novo coronavírus pelo mundo. Mais de 12 mil já morreram.

02 – Nos EUA, os governos dos estados da Califórnia, Illinois e de Nova York, que combinados concentram mais de 70 milhões de habitantes, anunciaram nesta semana políticas para forçar o confinamento.

03 – Na Alemanha, apenas o estado da Baviera decretou quarentena geral, permitindo que as pessoas saiam de casa apenas para ir ao trabalho, ao médico ou para fazer compras.

04 – O Reino Unido vem adotando medidas similares. Na sexta-feira, o governo anunciou restrições mais duras, ordenando o fechamento de bares e restaurantes. O primeiro-ministro Boris Johnson ainda prometeu cobrir até 89% dos salários dos trabalhadores afetados.

05 – A economia da China está mostrando sinais de normalização depois do choque causado pela crise do coronavírus e apesar dos riscos ainda existentes, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI). A maioria das grandes empresas está retomando as operações, e muitos funcionários estão voltando ao trabalho, afirmou o FMI.

06 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) já fala numa “infodemia” em conexão com a crise do coronavírus. Não apenas o vírus, mas também uma quantidade crescente de informações circula pelo mundo. No entanto, muitas informações são pura desinformação e são usadas como um meio de exercer influência política.

07 – O novo coronavírus vai se espalhar rapidamente nas próximas semanas nos países que ainda não foram muito afetados, dizem especialistas. No Brasil, o Ministério da Saúde prevê um aumento exponencial em até duas semanas, e essa nova situação deverá se manter por no mínimo mais oito semanas. Porém, na ampla maioria dos casos, a infecção resultará em sintomas leves, e os atingidos desenvolverão anticorpos contra o vírus Sars-Cov-2.

08 – Os idosos são os que mais correm riscos. A partir dos 65 anos, a taxa de mortalidade cresce exponencialmente. Por exemplo na China: a taxa de mortalidade entre os infectados até 40 anos é de 0,2%. Entre 70 e 79 anos, é de 8%. E acima de 80 anos, sobe para 14,8%.

09 – Segundo a OMS, os homens morrem mais do que as mulheres em decorrência do Sars-Cov-2. A taxa de mortalidade na China, em meados de fevereiro, era de 2,8% para os homens e de 1,7% para as mulheres. No surto de Sars de 2003, em Hong Kong, as taxas eram semelhantes. As gripes comuns também atingem os homens com mais força do que as mulheres.

10 – As crianças não são as mais atingidas pelo novo coronavírus. Até agora, não há crianças entre os mortos. Essa imunidade costuma dar conta do recado até as crianças desenvolverem sua própria imunidade específica, o que ocorre até os 10 anos de idade. E também depois disso, o sistema imunológico continua aprendendo a se defender de novas doenças.

11 – O número total de casos confirmados em Portugal subiu para 1280, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde. O número de mortes subiu para 12 — quatro na região Norte, quatro na região Centro, três em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve. Há cinco casos recuperados e 1059 aguardam resultado laboratorial. Estão, neste momento, 156 pessoas internadas em Portugal e 35 em unidades de cuidados intensivos.

12 – A Espanha chegou ao sétimo dia de confinamento total com uma realidade muito negra – e prepara-se para que piore. Só neste sábado foram declarados 4946 novos casos da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, sendo já 24.926 as pessoas infectadas. A rede de saúde, estando a ser usada a pública e privada, colapsou por sobrelotação, e por todo o país montam-se hospitais de campanha – só no recinto da feira internacional da Comunidade de Madrid, a região onde os números mais sobem de momento, estavam a ser montadas cinco mil camas.

13 – Angola registra os dois primeiros casos e já faz parte da maioria dos países africanos que têm covid-19. Depois de semanas com doentes a conta-gotas, África pode estar a caminho de uma catástrofe sanitária, avisa a Organização Mundial de Saúde. Ninguém sabe como a epidemia vai comportar-se ali, mas os sistemas de saúde frágeis e níveis de pobreza generalizada, agravados por doenças endémicas, fazem temer o pior