Boletim desta manhã – últimas notícias sobre o coronavírus

Coronavírus Milão Itália
Trabalhador faz a limpeza de ruas de Milão, na Itália, para evitar a proliferação do coronavírus/Reprodução
Compartilhe:

As infecções pelo coronavírus no mundo passam de 219 mil com quase 9 mil mortes, e mais de 84 recuperados. O Brasil tem 428 casos e quatro mortes confirmadas pelas autoridades de saúde. No Distrito Federal, o número de infectados é de 36, segundo dados de ontem à tarde.

Veja mais informações ampliadas no Misto Brasília. Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW e sites de notícias.

Veja o boletim de ontem à noite

No Distrito Federal

01 – Na noite passada foi publicado o decreto nº40.537 que proíbe o atendimento físico nas agências bancárias. Segundo a publicação, o acesso aos bancos fica restrito apenas a pessoas com doenças graves e atendimentos referentes a programas de incentivo à economia local, como a nova linha de crédito do Banco de Brasília (BRB), lançada no início da semana com objetivo aliviar o impacto do coronavírus na vida econômica distrital.

Também estão fechados todos os parques do DF, boates e shoppings centers.

02 – O grupo Pão de Açúcar reservou o primeiro horário da manhã – das 6 horas às 7 horas – apenas para clientes com mais de 60 anos.

03 – Entre as formas de precaução definidas no sistema penitenciário estão o isolamento de presos idosos e daqueles que estão no regime semiaberto e trabalham fora da penitenciária. Também continuaram suspensas as visitas de familiares, que já haviam sido interrompidas em 12 de março. O prazo foi prorrogado para o próximo dia 27 de março.

04 – Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que foram realocados 100 ônibus – que atendiam majoritariamente estudantes que estão sem aula – para reforçar o atendimento de 53 linhas que tem maior demanda. Os ônibus devem circular no começo da manhã e no final da tarde. As empresas devem fazer a higienização dos veículos antes de começar cada nova viagem. Os carros também devem rodar com as janelas abertas para aumentar do ar no interior dos veículos.

05 – A rede de ensino bilíngue canadense Maple Bear informou ter submetido alunos da instituição a exames laboratoriais para atestar contaminação pelo novo coronavírus. As análises foram pedidas pela escola após o familiar de um estudante testar positivo para a doença.

06 – A Secretaria de Saúde informou ontem que ainda há estoque de insumos para fazer os testes, mas não é possível mensurar até quando ele vai durar.  Ontem a secretaria recebeu repasse de R$ 6,4 milhões do governo federal para implementar ações de combate à Covid-19. Foram restringidos os atendimentos eletivos, como cirurgias e o ambulatório das unidades de saúde, e capacitará outros hospitais para receber pacientes diagnosticados.

07 – Ficam prorrogadas até 11 de maio de 2020, todas as autorizações do Serviço de Táxi do Distrito Federal.

Loja vazia DF

No Brasil

01 – A Federação dos Bancos recomenda ao público, sempre que possível, evitar o comparecimento nas agências e dar preferência aos canais eletrônicos. Os bancos determinaram o reforço nas medidas de higienização pessoal e das instalações bancárias, inclusive agências e caixas eletrônicos.

02 – Em Santa Catarina, as agências bancárias também estão fechadas. A suspensão dos trabalhos é por sete dias, podendo ser prorrogado.

03 – A Vara de Execuções Penais (VEP) no Rio de Janeiro decidiu  que todos os presos do estado do Rio que saem para trabalhar de dia e retornam à prisão para dormir não precisam retornar para suas unidades prisionais, podendo permanecer em suas residências. A medida tem validade de 30 dias.

04 – O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve editar uma nova portaria interministerial para restringir a circulação de pessoas na fronteira do Brasil com os demais países sul-americanos, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Até agora, a única restrição foi feita na fronteira com a Venezuela, em Roraima.

05 – Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou hoje que foi suspenso por 120 dias o bloqueio de pagamentos do BPC. A medida alcança mais de 243 mil pessoas, dos quais 100 mil idosos que ainda não se inscreveram no Cadastro Único.

06 – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê o auxílio-doença caso o segurado esteja temporariamente incapacitado para o trabalho. Assim, o benefício poderá ser concedido se o trabalhador for infectado pelo novo coronavírus.

07 – Para conter o avanço do coronavírus, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou um decreto que determina o fechamento do comércio na cidade de sexta-feira até 5 de abril. Lojas poderão seguir com o atendimento e vendas via telefone e online. Terão permissão para funcionar: supermercados; padarias; restaurantes e lanchonetes; feiras livres; postos de gasolina; lojas de conveniência; e lojas de produtos para animais.

08 – O governo federal vai permitir que empresas e órgãos públicos cortem até metade dos salários e da jornada de trabalho de funcionários, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A permissão vai valer até 31 de dezembro deste ano e será feita por medida provisória ou projeto de lei. No primeiro caso, entra em vigor assim que for editada. No segundo, ainda precisaria de aprovação do Congresso.

Veja dicas para se prevenir do patógeno do coronavírus

Uso do gel

No Mundo

01 – Existe alarme particularmente na Itália, que registra taxa de mortalidade alta – quase 3 mil de 35.713 casos — e está convocando milhares de estudantes de medicina para que entrem em ação antes da conclusão dos cursos e ajudem um sistema de saúde sobrecarregado. Nessa quarta-feira (18), a Itália registrou 475 novas mortes, o maior aumento desde o início do surto e o maior total de um dia registrado por qualquer país. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou que o país deve estender a quarentena imposta a todos os seus cidadãos para além de 3 de abril, data prevista até o momento

02 – A França também relatou um aumento nas mortes – elevando em 89, ou 51%, para um total de 264 em 24 horas.

03 – Ao redor da Espanha, aplausos ecoam todas as manhãs às 8h, quando vizinhos que se isolaram agradecem os serviços de saúde por seu trabalho e cumprimentam uns aos outros.

04 – Os Estados Unidos, que fecharam a fronteira com o Canadá, exceto para as viagens essenciais, estão enviando dois navios militares de assistência hospitalar – Comfort e Mercy – ao porto de Nova York e à costa oeste, enquanto os militares suecos estão montando um hospital de campanha perto de Estocolmo. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nessa quarta-feira que o país estava em pé de guerra e invocou poderes especiais, por meio da Lei de Produção de Defesa, para expandir rapidamente a fabricação de máscaras e equipamentos de proteção em falta.

05 – O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou hoje (19) a proibição, a partir das 21 hdesta sexta-feira (horário local), da entrada de estrangeiros, de quem não mora no país e de familiares diretos. A medida soma-se a outras restrições e recomendações que estão em vigor, lembrou.

06 – Dois institutos de pesquisa alemães preveem um período difícil para a economia do país. Um índice do instituto IFO, que monitora a confiança de empresas na Alemanha, caiu para o pior nível desde 2009, segundo dados preliminares.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix