Coronavírus álcool em gel

Boletim da noite – últimas notícias sobre o coronavírus

Veja mais informações ampliadas no Misto Brasília. Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW e sites de notícias.

Veja o boletim produzido pela manhã

No Distrito Federal

01 – O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a modalidade de teletrabalho para servidores da administração pública. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial. A medida é mais uma das adotadas pelo Executivo local no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e agora atinge os profissionais do Jardim Botânico e das secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública.

02 – A Caesb informa que não vai cortar a água de clientes inadimplentes e evitará manutenções que precisem de interrupção no abastecimento, para manter acesso a condições de higiene a todos. A CEB está evitando manutenções que precisem de corte de luz.

03 – Chega a 61 o número de casos confirmados de Covid-19 no Distrito Federal, segundo informou mais cedo o governador Ibaneis Rocha.

04 – A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil enviou mensagem à população destacando a importância de se manter informado sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. No alerta, via SMS, o órgão recomenda que as pessoas façam o download do aplicativo Coronavírus-SUS, do Ministério da Saúde. O app, disponível para android e iOS, traz informativos como os sintomas da doença, prevenção, área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco na Covid-19, um mapa indicando unidades de saúde próximas e o que fazer em caso de suspeita e infecção.

05 – As secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Economia firmaram parceria para ampliar e fortalecer as ações de fiscalização, em farmácias e estabelecimentos comerciais varejistas, a fim de evitar preços abusivos e falta de produtos que contêm o avanço do coronavírus, como álcool gel e máscaras. A portaria foi assinada nesta quinta-feira (19), em cerimônia no Palácio do Buriti.

06 – Cerca de 800 adolescentes infratores não poderão receber visitas nos próximos cinco dias nas sete unidades de internação socioeducativas do Governo do Distrito Federal.  A medida segue as orientações do Plano de Contingência contra o Covid-19 e foi publicada ontem (18) em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os menores, no entanto, poderão ter notícias da família por meio de ligações telefônicas semanais.

07 – Ministério Públido do DF recomendou que a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, no prazo de 05 dias, adote providências para garantir que a população em situação de rua tenha acesso às ações de prevenção, contenção e tratamento de saúde adequado no que se refere à epidemia.

08 – O governador Ibaneis Rocha deve vai atender o pedido da Fecomércio, da CDL e da Abrasce e liberar o funcionamento de empreendimentos da área de saúde dentro dos shoppings, como farmácias, clínicas e laboratórios.

Foto da sala de reuniões do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB)/Tony Toliveira/Agência Brasília

CIOB DF

No Brasil

01 – No Maranhão, o governo estadual suspendeu as aulas em todas as escolas publicas, faculdades públicas. O governo pediu que as escolas particulares e Faculdades particulares para que suspendem também as aulas. Foi determinado para que os shoppings, cinemas, teatros e casa de shows sejam fechados e os grandes eventos cancelados a partir de hoje.

02 – Seis mil litros de álcool em gel serão distribuídos em creches, organizações sociais, entidades filantrópicas, entre outros.

03 – A última reunião virtual realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na tarde desta quinta-feira (19), com os clubes participantes da Superliga Banco do Brasil masculina de vôlei 2019/2020 e com a Comissão de Atletas definiu que a competição segue paralisada por conta do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

04 – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira (19) duas mortes por coronavírus: um homem de 69 anos e uma mulher de 63.

05 – As missas foram canceladas e o movimento de fiéis foi menor ao logo do dia de hoje (19), na Igreja de São José, no Centro do Rio de Janeiro.

06 – Apesar de muitas pessoas estarem estocando alimentos no Brasil temendo um desabastecimento diante da pandemia do novo coronavírus, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) garante que não há motivo para uma corrida aos supermercados. “A logística de abastecimento segue dentro da normalidade, assim como os estoques, e não há nenhum risco imediato de falta de alimentos no país”, diz a entidade em nota. A associação criou um comitê de crise em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para acompanhar diariamente a situação do abastecimento de alimentos no país.

07 – O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (19) em um pequeno alívio diante das fortes quedas recentes. Os investidores aqui acompanharam a redução no pessimismo lá fora. Os índices Dow Jones e S&P 500 subiram cerca de 1% com estímulos e notícias levemente melhores sobre a pandemia de coronavírus.

08 – As mortes em razão do novo coronavírus subiram para seis, conforme última atualização divulgada hoje (19) pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados saíram de 428 para 621 entre ontem e hoje. São Paulo segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em seguida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registrados casos no Paraná (23), Santa Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Sergipe (seis), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).

09 – O Banco Central do Brasil determinou hoje (19) que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências. O objetivo é “assegurar a saúde da sociedade decorrente da Covid-19 e ao mesmo tempo garantir a prestação de serviços essenciais”. Em nota, o BC recomenda “fortemente” que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartfones e, se necessário, recorram aos caixas eletrônicos.

10 – Gol cortará salários e jornadas em 35% para enfrentar coronavírus. Voos internacionais que entram e saem de Brasília estão sendo cancelados pelas companhias aéreas. As medidas foram tomadas após outros países limitarem o acesso de turistas em seus territórios devido ao contágio elo coronavírus (Covid-19). Veja também mais informações sobre voos no site.

11 – O Itamaraty anuncia retorno de 139 brasileiros isolados em cruzeiro no Caribe

12 – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga aumento abusivo de preços de produtos.

13 – Empregado que tiver redução de jornada receberá R$ 250 do seguro-desemprego. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) propõe ao governo medidas para amenizar crise no comércio e serviços. Entidade estima que crise da pandemia pode gerar redução de 115,6 mil postos formais de trabalho no turismo. Veja mais notícias sobre novas medidas econômicas no site.

14 – O Conselho Nacional de Justiça suspendeu prazos processuais e estabelece regime de plantão.

15 – O governo do Ceará anuncia que irá editar decreto nesta sexta-feira, suspendendo por dez dias o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, museus, cinemas, templos religiosos, lojas, estabelecimentos de comércio.

Usuário usa máscara no transporte público do DF/Marcelo Casal

Coronavírus transporte público DF

No Mundo

01 – O Automóvel Clube de Mônaco (ACM), entidade que organiza o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco, anunciou nesta quinta (19) que cancelou a prova por conta da pandemia de coronavírus.

02 – A pandemia de coronavírus matou 108 pessoas na França nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 372 no país, segundo autoridades de saúde francesas. Na véspera, 89 novas mortes haviam sido registradas.

03 – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse estar confiante de que o país poderá retardar a disseminação do novo coronavírus nos próximos três meses por meio de medidas duras de distanciamento social.

04 – O número de mortos na Itália em decorrência do coronavírus superou o da China. O país europeu registrou 427 novos óbitos nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas a 3.405 desde o início do surto, no fim de fevereiro. Já a China registrou 3.245 mortes desde janeiro. A Itália, contudo, tem apenas pouco mais da metade do número de casos confirmados de infecção: são 41.035 até o momento, ante os 80.907 registrados no país asiático.

05 – O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, disse que não espera um retorno à vida normal tão cedo. “É mais provável que leve vários meses do que várias semanas”, disse o ministro. Segundo Spahn, mesmo quando as restrições forem eventualmente levantadas, certos grupos ainda vao precisar de medidas extras de proteção, acrescentou.

06 – O príncipe Albert 2° de Mônaco, de 62 anos, está com o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo governo do pequeno principado da costa mediterrânea. De acordo com o governo local, o príncipe está em isolamento em seu apartamento e seu estado de saúde não está sendo encarado com preocupação.

07 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump diz que hidroxicloroquina, remédio para malária, pode ser testado contra coronavírus.

08 – O governo da África do Sul promulgou esta quinta-feira uma lei que prevê pena de prisão até seis meses para qualquer cidadão que divulgue notícias falsas sobre o novo coronavírus.