Boletim da noite – últimas notícias sobre o novo coronavírus

Procon fiscalização coronavírus
Fiscais do Procon também continuam com as blitze no DF/Arquivo/Agência Brasília

Infecções pelo coronavírus chegam a mais de 200 mil no mundo. O Brasil tem 291 casos e três mortes confirmadas pelas autoridades de saúde. O DF tem 34 confirmados. Dois ministros de Bolsonaro têm covid-19. Veja mais informações ampliadas no Misto Brasília. Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW e sites de notícias.

No Distrito Federal

01 – Está suspenso o Eixão do Lazer neste próximo domingo (22). Para os domingos futuros a realização do Eixão do Lazer será avaliado pelo DER/DF e informado de acordo com o posicionamento do órgão.

02 – As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e odontológicas estão suspensas por 15 dias a contar da data de hoje (18). A medida abrange todos os hospitais públicos e universitários do Distrito Federal, com exceção às cirurgias oncológicas e cardiovasculares. Os procedimentos de urgência e emergência estão mantidos.

03 – Procon-DF e o DF Legal iniciaram a fiscalização de vendas de álcool em gel, máscara e luvas nas farmácias. O objetivo da ação é evitar o preço abusivo desses equipamentos. Na manhã desta quarta-feira (18) a operação foi na “Rua das Farmácias”, 302 sul.

04 – A direção do Brasília Photo Expo adiou o evento previsto para o início de abril. Estavam previstas mais de 50 palestras gratuitas. O evento é umas das maiores exposições de fotos do Brasil.

05 – A organização da Via Sacra avisou que foi adiado o evento. A tradicional Via Sacra de Planaltina ocorre na sexta-feira da paixão, que neste ano cai no dia 10 de abril. O evento, que é a maior via sacra do Brasil, reúne cerca de 100 mil pessoas a cada ano.

06 – A juíza do Trabalho substituta Erica de Oliveira Angoti, da 7ª Vara do Trabalho de Brasília, suspendeu os serviços das creches, que tinham sido mantidas pelo governo distrital. Ela atende a uma ação civil pública do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.

07 – Piora o quadro de saúde da primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a mulher, de 52 anos e moradora do Lago Sul, está em coma induzido e respira por aparelhos.

08 – Emendas parlamentares, aprovadas pela Câmara Legislativa, garantem mais de R$ 18 milhões para serem usados pelo governo do Distrito Federal em ações urgentes e itens essenciais ao enfrentamento de problemas decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Foto de Renato Araújo/Agência Brasília

Rodoviária álcool

No Brasil

01 – A Rede Justiça Criminal, que reúne nove instituições, como Conectas e Instituto Sou da Paz, fez um apelo para que os governantes adotem medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus dentro de presídios e unidades socioeducativas.

02 – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne prefeitos da região, decidiu suspender a circulação de ônibus municipais a partir do dia 29 de março, por tempo indeterminado. As cidades que terão o serviço alterado serão Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que têm representantes no consórcio.

03 – O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu atendimento nas agências pelo período de 15 dias. Portaria nº 375 com a determinação, assinada ontem (17), está na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo a portaria, serão interrompidos os atendimentos não programados nas unidades do INSS. Durante o período, apenas serão aceitas as perícias médicas previdenciárias, avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

04 – O governador de São Paulo, João Doria, pediu hoje (18) o fechamento dos shoppings centers e de academias de ginástica da região metropolitana de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 30 de abril. Medida visa conter a disseminação do novo coronavírus. A recomendação, por enquanto, não é direcionada aos shoppings e academias do interior e do litoral paulista.

05 – O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (18) que a aprovação de um decreto de calamidade pública pelo Congresso Nacional possibilitará destinar R$ 15 bilhões para “pessoas desassistidas” em meio à pandemia do novo coronavírus.

06 – As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 15h20 desta quarta-feira (18), 372 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 19 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 1ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça-feira (17) pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.

07 – O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (18) que as rodoviárias de Salvador, Porto Seguro, Prado e Feira de Santana, cidades com casos confirmados de coronavírus, serão fechadas totalmente, como prevenção ao novo coronavírus.

08 – O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) (foto) está com o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela sua assessoria.

Davi Alcolumbre, Maia e general Ramos

08 – A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), testou positivo para o novo coronavírus. Ela apresentou sintomas gripais e, após realização de exame, teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado. A própria vice-governadora informou o resultado positivo do exame, na tarde desta quarta-feira (18), em publicação nas redes sociais.

09 – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) reduzir a frequência de realização de sessões presenciais para evitar aglomerações de pessoas nas dependências da Corte devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Com a decisão, as sessões deixam de ser semanais e passarão a ser realizadas a cada 15 dias. A medida vale para as reuniões do plenário e das duas turmas.

10 – O governo do Pará informou hoje que o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Estado. Trata-se de um homem de 37 anos. O paciente está em isolamento domiciliar e o seu quadro de saúde é estável.

11 – A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba recebeu, na tarde desta quarta-feira (18) o exame que confirma o primeiro caso de COVID-19 no estado. Trata-se de um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa, com histórico de viagem para Europa, retornando ao Brasil no dia 29/02.

13 – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional informou que suspenderá cobranças e facilitará a renegociação de dívidas. A decisão tem como objetivo atenuar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

14 – O Supremo Tribunal Federal (STF) desenvolveu uma ferramenta para permitir que as partes envolvidas em um processo – como advogados, procuradores, defensores públicos – possam enviar suas sustentações orais por meio digital. O lançamento do sistema faz parte do pacote de medidas do Tribunal para o enfrentamento do contágio pelo novo coronavírus.

15 – O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por tempo indeterminado o período das listas de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No mundo

01 – O Sindicato Médico do Uruguai (SMU) emitiu um documento em que solicita ao governo que declare quarentena geral e outras medidas drásticas de prevenção. O secretário da Presidência, Álvaro Delgado, afirmou que todas as propostas estão “na mesa” e serão discutidas.

02 – Países do mundo todo devem adotar uma estratégia completa para combater a pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus e isolar, testar e rastrear o maior número possível de casos, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

03 – O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reportou nesta quarta-feira 7.087 casos de coronavírus no país, um aumento de 2.812 casos em relação ao relatório anterior, e informou que o número de mortes aumentou em 22 para 97. Os dados se referem à totalização na tarde de terça-feira. A contagem inclui 49 casos entre pessoas repatriadas do Japão e Wuhan, China, onde o surto começou.

04 – A pandemia de coronavírus pode desencadear uma crise econômica global, destruindo até 25 milhões de empregos em todo o mundo se os governos não agirem rapidamente para proteger os trabalhadores do impacto, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quarta-feira.

05 – O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou o fechamento da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil, que liga Cidade del Leste a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O bloqueio iniciou a 0h desta quarta-feira (18). O trânsito de veículo no país está proibido entre 20 horas e 4 horas. (Foto AB Color).

06 – Metade dos estudantes do mundo, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas devido à pandemia de coronavírus, anunciou nesta quarta-feira (18) a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas