Argentina fecha fronteiras como precaução contra coronavírus

Argentina Alberto Fernandez
Alberto Fernandez determinou novas ordens para conter a pandemia/Arquivo/El Clarin

A Argentina decretou nesse domingo (15) o fechamento das fronteiras como medida de precaução diante da pandemia de coronavírus, anunciou o presidente Alberto Fernández em entrevista coletiva. Até agora, o coronavírus infectou mais 162 pessoas em todo o mundo e matou pelo menos 6.070, de acordo com uma contagem da Reuters.

Diferenças entre gripe comum e Covid-19

“Nos próximos 15 dias, ninguém poderá entrar no país, exceto argentinos e estrangeiros residentes”, afirmou o presidente. “O coronavírus não vem apenas da Europa e está começando a afetar os países vizinhos e a nós mesmos”, acrescentou.

Fernández destacou que as aulas foram suspensas em escolas públicas e privadas até 31 de março como forma de prevenção. Após uma reunião com autoridades e especialistas em saúde, o presidente afirmou que os parques nacionais também serão fechados, que aqueles com mais de 65 anos serão licenciados de seu trabalho e que os eventos que reúnam grande número de pessoas serão suspensos.

De acordo com o presidente do Paraguai, Mario Abdo, que atualmente também é presidente do Mercosul, o bloco regional fechará parcialmente suas fronteiras. Paraguai havia reportado sete casos de covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus. Há uma semana, o governo de Abdo suspendeu as aulas e qualquer evento ou espetáculo que reúna mais de dez pessoas.

Bolívia, que também faz fronteira com o Brasil, anunciou neste domingo que a partir de quarta-feira ficará proibida a entrada no país de pessoas vindas do Espaço Schengen, Reino Unido, Irlanda e Irã. A proibição não inclui cidadãos bolivianos. O país registra 11 casos da doença.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou neste domingo “quarentena social coletiva” em sete estados do país, medida que entra em vigor nesta segunda-feira.

Colômbia proibiu o acesso de estrangeiros ao seu território a partir desta segunda-feira. O anúncio foi feito pelo presidente Iván Duque neste domingo. O país tem pelo menos 45 infectados pelo coronavírus.

O governo do Uruguai anunciou neste domingo novas medidas para combater o coronavírus, entre as quais, a suspensão de voos da Europa e dos Estados Unidos a partir da meia-noite de sexta-feira. O Uruguai tem oito casos de covid-19. A suspensão é por tempo indefinido e não afeta cidadãos e residentes legais.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas