Há 245 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Portugal, anunciou este domingo a Direção-Geral de Saúde. São mais 76 casos do que no último balanço, de sábado. Nove pessoas estão internadas nos cuidados intensivos. No mundo, 154.620 casos de infecção foram registados em 139 países e territórios desde o início da epidemia. Veja as informações da Espanha.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) interditou todas as praias de Portugal a “atividades desportivas ou de lazer que impliquem aglomerados de pessoas, nas praias do Continente, Madeira e Açores”. Segundo os dados, atualizados às 11h (9 horas o Brasil), Lisboa e Vale do Tejo concentram pela primeira vez a maioria dos casos: são 116, mais 13 do que a região Norte. Centro e Algarve registam dez casos, os Açores têm agora o primeiro doente infectado pelo novo coronavírus, segundo informou o site do Público.
Ontem à noite, as pessoas foram às varandas das casas e apartamentos para aplaudir os profissionais de saúde que lutam contra o novo coronavírus. Em resposta a um apelo nas redes sociais, o gesto repetiu-se por todo o país. Já circula nova mensagem: repetir a ação todos os dias, pelas 22 horas.
No continente africano, o novo coronavírus continua a espalhar-se com novos casos registados na República do Congo, na República Centro-Africana, nas Seicheles e na Guiné Equatorial, aumentando para 26 os países africanos afetados pela pandemia.
A República do Congo registou o primeiro caso de covid-19 na noite de sábado. Trata-se de um cidadão franco-congolês, de 50 anos, que regressara de Paris em 1º. de março num voo da Ethiopian Airlines. A República Centro-Africana também confirmou seu primeiro caso de coronavírus na noite de sábado, após um italiano de 74 anos residente no país ter tido resultado positivo no teste, depois de uma viagem a Milão.