O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou hoje um terceiro decreto para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Neste novo documento que será publicado no Diário Oficial do DF, é prorrogado por mais 15 dias a suspensão das aulas na rede de ensino (pública, privada e faculdades), assim como estão proibidas as atividades culturais e eventos com mais de 100 pessoas pelo mesmo período.
Na rede pública de ensino, a suspensão das aulas deverá ser compreendida como recesso/férias escolares do mês de julho e terá início a partir do dia 16 de março de 2020. As unidades escolares da rede privada de ensino do Distrito Federal poderão adotar a antecipação do recesso/férias ou determinar a suspensão das aulas pelo período determinado, a critério de cada unidade.
O decreto 40.520/2020 também proíbe eventos esportivos com a participação do público. Ou seja só podem ser realizados com os portões fechados. Os bares e os restaurantes terão que providenciar a distância das mesas em até dois metros. Os servidores com algum sintoma ou gripe devem ficar em casa, trabalhar de maneira home office. Ficam revogados os Decretos 40.509, de 11 de março de 2020, e 40.510, de 12 de março de 2020.
Até esta manhã de sábado, o Distrito Federal havia registrado cinco casos confirmados de coronavírus.
Veja o conteúdo deste novo decreto