O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou um segundo decreto para criar mecanismos de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no âmbito do Distrito Federal. Num vídeo gravado nesta tarde, o governador anunciou a criação de um grupo que irá trabalhar no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) para monitorar os casos confirmados e suspeitos da doença.
Como medida preventiva, provavelmente a partir de terça-feira, agentes do Corpo de Bombeiros estarão no Aeroporto JK e no terminal rodoviário interestadual. Eles farão uma triagem dos passageiros que chegam no Distrito Federal. Ibaneis disse que equipamentos “modernos serão usados” até mesmo dentro das aeronaves para verificar a temperatura das pessoas, tecnologia que já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014.
O governador disse que autorizou a contratação de 250 profissionais da área médica para ampliar o atendimento à população afetada pelo vírus, assim como a criação de oito equipe móveis que irão atender em domicílios nas oito regiões de saúde. Disse que foram criados mais 50 leitos de UTI na rede pública e formalizado convênio com a rede privada para disponibilizar outros 20 leitos para atender os infectados pela doença.
O governador afirmou que “estamos fazendo tudo que é possível”, aproveitou para agradecer a população e disse que “vamos sair muito em breve dessa situação”.