NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

NOTÍCIAS

GDF convoca 750 aprovados para a PM e anuncia Guarda Civil

Os futuros policiais começam o curso ainda neste semestre; guarda civil terá dois mil agentes
Palácio do Buriti sede do GDF
Buriti não prevê por enquanto redução dos impostos, como o ICMS/Arquivo

No dia em que foi encaminhado ao Governo do Distrito Federal a proposta de projeto de lei para a criação da Guarda Civil Distrital, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a convocação de mais 750 aprovados no concurso da Polícia Militar (PMDF), além de 356 para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Os aprovados da PMDF fizeram o concurso em 2018 e deverão iniciar o curso de formação ainda no final deste semestre. Até lá será preciso cumprir o cronograma, que deverá ser publicado até o final desta semana, segundo informou a Agência Brasília. O curso de formação tem duração de sete meses, em período integral, e é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado.

O comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Lizandro Paixão, também informou que 346 militares vão compor o quadro do CBMDF em breve. Destes, 249 irão compor o quadro de combatentes. Outros 61 serão condutores, 23 oficiais, dez médicos, três dentistas e mais dez oficiais complementares.

Sobre a Guarda Civil Distrital, o Governo do Distrito Federal informou que a função será de proteção patrimonial de monumentos e edificações públicas. Com isso, policiais militares que atualmente fazem esse trabalho voltarão a realizar funções tipicamente policiais, como o policiamento ostensivo. O projeto prevê a criação de 2 mil cargos para a guarda, que será armada e uniformizada.

Para ingresso na Guarda Civil Distrital serão exigidos ensino médio completo e aprovação em concurso público que prevê prova objetiva, teste físico e psicológico, comprovação de idoneidade e boa conduta, além da conclusão do curso de formação. O salário inicial é de R$2,5 mil e pode chegar, ao fim da carreira, a R$ 6,3 mil. As regras para progressão funcional serão estabelecidas posteriormente, em regulamento específico.

Mais noticias

Slider