Bancada federal do DF reunião

Dia da Mulher – o que pensa a bancada do DF pensa sobre isso

O Dia Internacional da Mulher tem um significado importante não apenas pela homenagem, mas pela luta da igualdade de gênero e pela valorização da mulher em circunstâncias e atividades similares aos homens. Os números comprovam que muita coisa já mudou na sociedade, mas as conquistas femininas não andam nessa mesma velocidade. A maioria da população brasileira é formada por mulheres. Grande parte das famílias é chefiada por elas. Nas universidades também são maioria.

Na bancada federal do Distrito Federal elas também são a maioria. É a maior bancada feminina entre todos os entes federados. De 11 parlamentares, oito são mulheres. No Senado, há uma representante. Na Câmara, de oito deputados, cinco são mulheres. A bancada feminina na Câmara, no entanto, representa apenas 15% dos 513 deputados.

O Misto Brasília quis saber a opinião de nossos representantes no Congresso Nacional. Pedimos a todos os 11 parlamentares do Distrito Federal que se manifestasse. Veja abaixo as repostas de sete deles.

Deputada Celina Leão (Progressista)

“A luta pela igualdade de gêneros é uma das grandes batalhas lideradas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, da qual sou Presidente na Câmara dos Deputados. Desde seu lançamento, no ano de 2019, realizamos diversas ações e projetos com a finalidade de combater quaisquer procedimentos que possam provocar ainda mais a desigualdade entre homens e mulheres. Por exemplo, tramitava no Congresso Nacional o projeto de lei que visava extinguir a cota de candidaturas, em um momento de crescimento da bancada feminina na Câmara, que aumentou de 10% para 15% de deputadas nessa legislatura, em relação à anterior. Eu acredito que esse salto ocorreu justamente porque o TSE, em 2018, garantiu a aplicação de no mínimo 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas às Candidaturas femininas nas últimas eleições. Logo que percebi a movimentação do projeto lei provoquei uma audiência pública com entidades civis para impedir esse retrocesso. E conseguimos e mantivemos o direito da mulher preservado, para que em futuras eleições elas possam ocupar os seus lugares no parlamento e, assim, continuarão essa nossa luta”.

Deputada Celina Leão

Deputada Flávia Arruda (PL)

“Temos que provar todos os dias a nossa capacidade. Nosso país ainda tem uma cultura do machismo muito forte, em todas as camadas da sociedade. Tenho muito orgulho de lutar por mudar este cenário, de representar tantas mulheres, mães, donas de casa, empresárias, cientistas, estudantes. Lutar por respeito e equidade é garantir democracia e um país melhor, para todos”.

Deputada Flávia Arruda Câmara

Deputada Paula Belmonte (Cidadania)

“Precisamos sempre lembrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar. Por isso o Dia Internacional da Mulher é mais uma oportunidade para falarmos sobre empreendedorismo feminino. Afinal, quantas mulheres sofrem os mais absurdos abusos e não denunciam, porque dependem financeiramente de seus companheiros?

“Essa realidade precisa mudar e o empreendendorismo pode ser um fator importante. O Brasil já tem 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Foi pensando em aumentar esse número que apresentei um projeto de lei, já aprovado na Câmara, que institui a Semana do Empreendedorismo Feminino, para ser comemorada em novembro de cada ano”.

Deputada Paula Belmonte DF

Deputado Júlio Cesar (Republicanos)

“Nos últimos anos, temos visto a progressão das mulheres no meio político. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade precisamos avançar mais, afinal a consolidação desse segmento é de suma importância para evolução do nosso país.

Deputado Júlio César Ribeiro DF

Deputado Professor Israel Batista (PV)

“A jornada das mulheres em busca de espaço social é a luta mais heroica da história. Toda vez que desdenhamos a luta feminista, nos esquecemos que elas só conseguiram votar, estudar, dirigir e ter direitos jurídicos porque brigaram por tais conquistas. Um dia, essas feministas foram chamadas de radicais, assim como as militantes de hoje.

Deputado Professor Israel Batista

Deputado Luís Miranda (DEM)

“Neste mês das mulheres quero homenagear parabenizando-as pela luta diária para manter a base da família sólida, enfrentando todas as dificuldades. E quero fazer essa homenagem citando as assessoras do nosso gabinete, minha esposa, mãe e filha. É claro que temos avançado na legislação em prol das mulheres. Mas está mais claro ainda que devemos fazer mais. O Brasil deve às mulheres dignidade, respeito e segurança. Eu, como legislador, estou trabalhando para que isso ocorra”.

Deputado Luís Miranda DF

Senador Izalci Lucas (PSDB)

“O Dia Internacional da Mulher é oportunidade para refletirmos sobre a verdadeira condição feminina na sociedade. Uma data para repensarmos leis e políticas públicas de modo a construir um Brasil menos desigual e sem preconceito. Não há dúvida de que, nas últimas décadas, houve progresso no campo dos direitos, mas ainda há muito a ser feito para termos leis mais efetivas que combatam e reduzam, de fato, a violência contra a mulher. Meu respeito e minha homenagem a todas as mulheres. Às nossas mães que nos ensinaram a sermos pessoas de bem, às nossas avós, filhas e, sobretudo, às nossas companheiras. Todas devem ser, por nós, não só admiradas, mas respeitadas, apoiadas e, acima de tudo, protegidas”.

Senador Izalci Lucas