Paciente contaminada com coronavírus no DF ficará na UTI

A Secretaria da Saúde informou há pouco, durante entrevista coletiva no Palácio do Buriti, que a paciente que contraiu o novo coronavírus está na UTI de um hospital particular no Lago Sul. A paciente, uma mulher de 53 anos, que viajou pela Inglaterra e Suíça, será transferida nesta noite para a UTI do Hospital Regional da Asa Norte, onde já foram adotados procedimentos para isolamento de pacientes com o coronavírus.

Os técnicos não quiseram dar detalhe sobre o quadro clínico, mas informaram que houve melhoras em sua saúde. A mulher veio do exterior e desembarcou em Brasília no último dia 25. Ela já retornou com os sintomas, mas sem apresentar todas as características da doença.

O secretário Osnei Okumoto garantiu, mais uma vez, que o governo distrital “está preparado” para enfrentar a epidemia, mas que a sua pasta está encontrando dificuldades para aquisição de alguns itens complementares para estoque, “a exemplo de outros lugares, outros países”. Ele garantiu que não há motivos para pânico e que a situação está controlada no DF e também no Brasil.

Os familiares da paciente serão monitorados na residência pela vigilância sanitária do DF.  A Secretaria da Saúde solicitou a lista dos passageiros do voo da paciente que veio da Europa. O objetivo é o monitoramento das pessoas que estiveram próximas à paciente e que residam no Distrito Federal. A prioridade são daqueles passageiros que estiveram sentados nas duas filas da frente, duas filas atrás do banco e dois assentos ao lado da paciente contaminada.

Até agora, há 20 casos de coronavírus em observação que não estão relacionados com este caso confirmado. Amanhã deverá ter a contraprova dos exames. A Secretaria da Saúde informou que já adota um pacote internacional de providências, inclusive com a chegada de voos internacionais. E se houver algum caso suspeito dentro da aeronave, o procedimento é o taxiamento diferenciado.

Conheça as diferenças entre a gripe e o novo coronavírus