Muita gente foi mobilizada para trabalhar no Carnaval de Brasília. Nesta segunda-feira (24), a chuva atrapalhou a participação do público no terceiro dia da brincadeira popular. O tempo ruim não deu trégua, mas para muitos foliões foi apenas um detalhe na festa que também mobilizou servidores públicos, como bombeiros, policiais civis e militares e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Cerca de 150 servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) formam equipes do GDF Presente nas ruas do Distrito Federal nesta segunda-feira (24) de Carnaval. Eles fazem serviços de drenagem, recuperação de pavimentação, terraplanagem e tapa-buracos em vários pontos da capital.
A Cidade da Segurança Pública foi montada na área central de Brasília – na Torre de TV – e marca a integração das forças de segurança do Distrito Federal. O local foi escolhido por concentrar a maior parte dos eventos carnavalescos – 84 dos 120 cadastrados em todo o Distrito Federal no período.
Pelo menos 2,5 mil policiais militares se revezam no policiamento. Foram apreendidas duas armas brancas e porções de drogas diversas. Ao todo, os policiais realizaram 15.530 abordagens durante os eventos carnavalescos, segundo informou hoje a Agência Brasília.
O Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran) autuou 247 pessoas nos dois primeiros dias de Carnaval. Três delas configuraram crime de trânsito – após o teste do bafômetro a quantidade de álcool por miligrama ultrapassou 0,34ml.
O lobo guará, mascote da Polícia Militar, brinca com uma criança/úcio Bernardo Jr/Agência Brasília
No domingo, Corpo de Bombeiros realizou 20 atendimentos no estacionamento da Funarte – por intoxicação alcoólica. Três pessoas tiveram corte na cabeça e uma pessoa teve um corte na boca. Uma pessoa foi atendida com sangramento nasal, duas por dificuldade respiratória, duas por desmaio, uma por queda de pressão e uma por hipoglicemia.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) já recolheu 14 toneladas de resíduos nos dois primeiros dias de folia no Distrito Federal. Mais de 500 garis trabalharam na limpeza dos locais públicos onde houve festa ou passagem de blocos.
No sábado de Carnaval, foram recolhidas seis toneladas de resíduos na zona central da cidade. Mas o serviço também foi feito em regiões fora do Plano Piloto, onde ocorreram festas, como Estrutural e Águas Claras. Nessa última região, foram 780 kg de resíduos retirados pela equipe de limpeza.
No domingo, o total recolhido foi de oito toneladas. Esse montante inclui o atendimento nas regiões administrativas, como a limpeza do bloco Meninos de Ceilândia, onde foram recolhidos 500 kg, e no Taguapark, em Taguatinga, onde foram recolhidas 1,2 tonelada.