Policiais amotinados e o jogo político

Ceará greve PM

O motim dos policiais militares cearenses tem como motivo declarado a pressão por maiores salários, mas também inclui um componente da disputa política local, afirma Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“O líder dos policiais amotinados, Cabo Sabino, faz oposição ao governador do Ceará. Há uma questão política para tentar desestabilizar o governo, que estava indo bem na redução dos índices criminais”, diz.

Para Alcadipani, o fato de Bolsonaro ser o atual presidente da República também ajuda a criar um “clima positivo” para os policiais amotinados. “Bolsonaro e seu grupo têm historicamente apoiado policiais amotinados pelo país, propondo anistias. Ele tende a ter mão leve nessas situações. O próprio Bolsonaro foi um amotinado, e por isso foi expulso do Exército”, afirma.

O professor da FGV acrescenta uma questão de fundo que ajuda a fomentar a insatisfação dos policiais: a baixa remuneração e a falta de estrutura de polícias de todo o país, incluídas as do Nordeste. Mas ele diz que isso não pode justificar atos como os do Ceará.

“É importante, primeiro, ter uma polícia bem estruturada, para que não haja motivos para greve. Agora, na medida em que isso acontece, é preciso agir com mão dura. Isso não pode acontecer, é muito grave uma polícia se amotinar contra a população”, afirma. Para Alcadipani, os policiais encapuzados filmados ordenando o fechamento do comércio em Sobral agiram como criminosos e deveriam ser presos e expulsos da corporação.

Paes Manso concorda que é necessária uma reação exemplar contra os policiais amotinados. “Eles devem ser punidos e demitidos, não se pode aceitar esse tipo de chantagem criminosa”, afirma, lembrando que há cerca de 500 mil policiais armados no país. “E se eles quiserem mandar no país, como vai ser? Se os governadores perderem o controle, teremos uma situação difícil.”

O pesquisador da USP também cita o reajuste de até 47% concedido aos policiais pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apesar de o estado estar em crise fiscal, como estímulo ao motim no Ceará.

“Ele assumiu prometendo rigor fiscal, mas é um novato na política e, pelo jeito, fraquejou diante da pressão da corporação em Minas. Isso promoveu um efeito enorme de tensão em várias polícias no Brasil“, avalia Paes Manso, que teme eventuais futuras mobilizações em outros estados.

Ex-deputado supostamente oferece dinheiro a mulheres de PMs grevistas

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas