Governo do Distrito Federal quer proibir o pagamento das corridas com dinheiro em espécie e criar uma central de monitoramento dos carros de transporte por aplicativo. A manifestação é do governador Ibaneis Rocha (MDB) num encontro com o presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do DF, Marcelo Chaves.
Hoje, houve uma grande manifestação dos profissionais que protestaram contra a falta de segurança na atividade. Desde janeiro, foram assassinados quatro motoristas, dois dos quais no final de semana.
O governador disse que pretende apresentar um substitutivo ao projeto de lei nº 717/19, do deputado distrital Daniel Donizete (PRP), que trata de alterações ao regramento estabelecido para o serviço de transporte por aplicativos. “Elas instalam a central e a gente faz a triagem. Vamos tratar isto como prioridade”, disse o secretário de Segurança, Anderson Torres, presente à audiência com os motoristas, de acordo com a Agência Brasília.
Marcelo Chaves lembrou que a violência está atingindo a categoria de maneira muito veloz. “Só nesse ano, quatro colegas foram assassinados e mais de 100 assaltos foram registrados”, contabiliza.
Marcelo Chaves disse que o governador se comprometeu em abrir uma linha de crédito no Banco de Brasília (BRB) diferenciada para aquisição de blindagem nos carros. “É uma forma de ajudar – quem quiser, é claro – colocar uma cabine blindada para separar o motorista de possíveis assaltantes”, explicou.