Projeto de lei apresentado pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD) obriga o comércio do Distrito Federal a implantar máquinas de cartão de crédito e débito adaptadas às pessoas com deficiência visual. Hoje, os usuários com deficiência visual têm dificuldades em ver o valor digitado, as teclas não possuem código Braille e a senha digitadas acaba sendo vista por outras pessoas.
“A acessibilidade deve garantir a realização de tarefas cotidianas, ou seja, diminuir dificuldades encontradas, permitindo a participação e a independência individual”, observa o parlamentar. “O ideal é a adaptação das máquinas, tendo em vista que nem todo deficiente visual tem habilidade com o uso de smartphone e de câmera”, frisou o parlamentar.
A pesquisa “Perfil das pessoas com deficiência no Distrito Federal”, da Codeplan, informa que 573,8 mil habitantes (22,23%) apresenta algum tipo de deficiência e dentre elas, a que aparece em maior proporção é a visual (63,71%). A deficiência visual predomina em todas as faixas etárias, variando de 40,24% entre as pessoas com deficiência de zero a quatro anos a 76,28% entre aquelas com 10 a 29 anos.