Novacap abre temporada do PDV nas estatais do DF

Novacap sede DF Misto Brasília
Sede da empresa estatal responsável pela manutenção de áreas verdes no DF/Arquivo

Depois de quase um ano de reuniões e notícias sobre o assunto, o Governo do Distrito Federal começa nesta semana a adotar o Plano de Demissão Voluntária em todas as 14 estatais. Somente na Novacap, a ideia é proporcionar uma economia de R$ 200 milhões nos próximos dois anos com o enxugamento de 650 funcionários.

No ano passado, o secretário da Economia, André Clemente, já tinha afirmado que “queremos efetuar uma revisão geral no âmbito da governança que permita ao estado e suas empresas públicas entregar serviços e infraestrutura, um jeito responsável de pensar Brasília”.

Algumas dessas 14 empresas possuem subsidiárias e detêm participações minoritárias em outras empresas. Algumas delas estão na mira também do processo de privatização que já começou. São elas: CEB, Metrô-DF, Caesb. Outras devem ter um enxugamento e novas estratégicas, como é o caso da Codeplan. Não será surpresa também se o governo resolver vender o Banco de Brasília.

O decreto do PDV foi assinado ontem (28) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que avisou que o objetivo é enxugar e renovar a folha de servidores. “Vamos tratar com dignidade todos os servidores que deram seu sangue ao longo da vida por essa empresa”, afirmou durante solenidade na Novacap. O decreto ainda não foi publicado no Diário Oficial.

“Queremos implantar o PDV tão logo seja publicado o decreto de autorização”, afirmou o presidente da estatal, Cândido Teles. Entre os critérios para adesão estão a idade mínima de 58 anos. “Entre os elegíveis, há muitos que já estão com tempo para aposentar”, observou o chefe da Novacap. Segundo ele, o normativo do PDV deverá sair nas primeiras semanas de fevereiro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas