Machu Picchu Peru

Um milhão de árvores para proteger Machu Picchu

Uma das maravilhas do mundo, Machu Picchu sofre várias ameaças, tanto pelo generalizado sobreturismo como por interesses econômicos que por vezes parecem sobrepor-se à sua essencial proteção, incluindo as dúvidas sobre o polêmico projeto de um aeroporto a minutos do Vale Sagrado dos Incas.

A zona tem também sofrido com os incêndios florestais, que deixaram várias áreas degradadas. Esta semana, para “reforçar” a imagem como “maravilha natural ecossustentável”, foi dado início à campanha “Um milhão de árvores para o Santuário Histórico de Machu Picchu”.

“A iniciativa permitirá recuperar mais de 700 hectares no santuário e na sua zona tampão através de plantação de espécies nativas”, refere uma nota do Governo peruano.

O lançamento oficial foi feito na quinta-feira, integrando as celebrações do 39.º aniversário do estabelecimento do Santuário Histórico de Machu Picchu, e contou com o presidente peruano, Martín Vizcarra Cornejo, que apelou a que “este compromisso de reflorestação seja não só assumido pelo Estado” como deverá tornar-se “um objetivo da nação”. No total, na região de Cusco, o projeto poderá abranger 10 mil hectares, adianta o jornal peruano La República.