Morreu o piloto português Paulo Gonçalves. Ele estava em décimo lugar neste domingo a 7.ª etapa do Rally Dakar 2020, na Arábia Saudita, quando sofreu uma queda, confirmou a organização do evento no seu site. O piloto de 40 anos disputava a prova que termina no dia 17 na categoria motos.
O acidente aconteceu aos 276 quilómetros da sua 13.º prova no Rally. E quando a equipe médica chegou ao local, oito minutos depois de ter sido dado o alerta, Paulo Gonçalves já estaria inconsciente. Foi transportado de helicóptero para o Layla Hospital, onde a morte foi confirmada.
“O Dakar é a prova mais perigosa do mundo. Este ano é a prova disso mesmo, já desistiram milhares de pilotos. Paulo Gonçalves fica para a história. Esteve perto de ganhar o Dakar várias vezes”, lembra o piloto português Bernardo Vilar, em direto na RTP, esta manhã.
Paulo Gonçalves, natural de Esposende, ficou quatro vezes no top 10 do Dakar, onde se estreou em 2006. Venceu também o Campeonato Mundial de Rally Cross-Country, em 2015. Até hoje, foram registradas 19 mortes no rally somente na categoria motos. No total, desde o início da competição, em 1979, foram 28 acidentes fatais.