Babydoll de Nylon Carnaval DF Misto Brasília

A corrida por dinheiro para garantir o Carnaval no DF

A pouco mais de um mês do Carnaval, os dirigentes das escolas de samba do Distrito Federa ainda têm esperança de receber recursos para pagar as fantasias, alegorias e outras estruturas para o desfile em Ceilândia. A última cartada para receber ajuda financeira do governo distrital deve acontecer na próxima semana, quando o governador Ibaneis Rocha (MDB) voltar das férias.

Nos próximos dias, os representantes da União das Escolas de Samba do DF (Uniesb) vão tentar uma audiência com o governador. Como a esperança é a última que morre, vão insistir com o repasse de recursos. Pelas contas dos carnavalescos, seriam necessários cerca de R$ 6 milhões.

O problema é que a Uniesb foi considerada inabilitada para receber dinheiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A avaliação foi divulgada dia 26 de dezembro do ano passado. Mas ainda cabem recursos. São 21 entidades que não desfilam oficialmente desde 2014. A última cartada para as escolas de samba são as emendas parlamentares apresentadas pelos deputados distritais em 2019, que darão apoio à infraestrutura.

Em situação um pouco melhor quando se fala em dinheiro para financiar a brincadeira estão os blocos tradicionais. Duas das oito principais entidades não devem receber o dinheiro, porque receberam baixa pontuação na listagem de admissibilidade do FAC. Concorreram 66 blocos e “plataformas carnavalescas” no edital do Fundo, mas a maioria não passou pela etapa preliminar. Em jogo está a distribuição de R$ 5 milhões. O apelo administrativo de quem ficou pelo caminho pode ser apresentado até o próximo dia 20.

Nos blocos alternativos, a exigência junto ao governo é  muito menor. Passa apenas pelo policiamento, limpeza e instalação de banheiros químicos. As despesas com som, banda e adereços devem correr pelo próprio bolso do folião. Segundo os organizadores dessas brincadeiras, os blocos cresceram muito nos últimos anos, se tornaram até mesmo num fenômeno.

Entre os principais e concorridos blocos que mais arrastam foliões estão o Aparelhinho, que deve levar 30 mil participantes, o Divinas Tentas, com 40 mil, e o gigante Babydoll de Nylon, que deve ter no Carnaval 100 mil brincantes.

Datas do Carnaval – fevereiro

O esquenta do Carnaval já começa neste sábado (11).  As datas de Momo –  sexta-feira (21), sábado (22), domingo (23), segunda (24), terça de Carnaval (25) e quarta-feira de Cinzas (26).