Morre a ex-ministra que implantou a Lei Maria da Penha

Nilcéia de Freitase-ministra
Nilcéia de Freitas teve papel importante em avanços das questões sociais/Arquivo/PretonoBranco

A ex-ministra Nilcéa Freire morreu morreu neste sábado (28), aos 66 anos, no Rio de Janeiro, Nilcea Freire, ex-ministra de Políticas para as Mulheres do governo de Lula da Silva, entre 2004 e 2011. Ela tinha câncer e recebia assistência médica em casa.

Nilcea foi responsável pela realização da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que teve como um dos resultados o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Ela também presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher. A grande contribuição de Nilceia, durante a sua gestão no governo, foi a criação da  Lei Maria da Penha, do Ligue 180 e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Ela era médica, professora, pesquisadora e primeira mulher a ser reitora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), lembra o site Preto no Branco.

Durante sua gestão na reitoria (2000-2004) foi votado e implantado na UERJ, de forma pioneira, o sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros. O projeto foi intensamente debatido nos anos seguintes e acabou adotado em outras dezenas de universidades públicas.

Ex-militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), foi ameaçada por órgãos de repressão durante a ditadura militar brasileira e viveu exilada no México entre 1975 e 1977.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas