Avião fotografia premiada

Fotografia de sargento da FAB é uma das três melhores do mundo

A fotografia acima foi selecionada entre as três melhores do mundo na categoria “aviação geral”, classificação feita pela revista especializada Aviation Week, uma espécie de Nature para o mundo da aviação. O autor da fotografia “Ciranda Estrelar” é o sargento da Força Aérea Brasileira, Johnson Barros, há 20 anos na corporação.

O avião é um RV-8, que integra a Esquadrilha Fox da FAB, que estava estacionado na Base Aérea de Brasília em julho passado.

O sargento Johnson explica que foi feita uma mistura de técnicas – light painting (pintar com a luz), exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas) e astrofotografia, um tipo especializado que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno.

Para a Agência da Força Agência, ele explicou que “na FAB, quando penso em uma fotografia, imagino milhares de jovens que podem se empolgar ao ver uma imagem e se ver futuramente vestindo o azul”. A própria Aviation Week já o colocou como um dos melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015).

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados Unidos. Também se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.

O sargento Johnson em ação/Divulgação/FAB