Greve provoca caos em Paris às vésperas do Natal

Paris greve nos trens
Situação do transporte público, especialmente nos trens, é caótica em Paris/Europe1

O impasse entre o governo da França e sindicatos sobre a reforma da Previdência atingiu em cheio o início das férias de Natal no país com a greve de transportes, que levou ao cancelamento em massa de trens e estradas lotadas. Muitos franceses correm o risco de ter que passar a data longe de suas famílias.

Assista as notícias da Europa, como a greve na França, pela TV Euronews – ao vivo na home Misto Brasília

A paralisação contra a mudança no sistema de aposentadoria que chegou ao 17º dia neste sábado (21) impulsionou o cancelamento de grande parte das linhas de trem nas vésperas do Natal. As esperanças de uma trégua no ferido foram frustradas depois que as negociações entre o governo e líderes sindicais durante esta semana não conseguiram resolver o impasse.

Após uma onda de indignação, a estatal ferroviária SNCF garantiu a viagem inicialmente cancelada para milhares de crianças. Segundo uma porta-voz da empresa, foram disponibilizados no domingo 5 mil lugares em 14 trens de alta velocidade, o TGV,  para crianças entre quatro e 14 anos que viajam sem acompanhante. Isso teria sido possível devido à volta ao trabalho de alguns maquinistas.

Anteriormente, a SNCF havia anunciado que crianças que viajariam sozinhas não poderiam mais utilizar os trens até 24 de dezembro. A empresa alegou que devido à greve não teria como garantir a segurança prometida a esses passageiros. Cerca de 6 mil menores foram afetados com a decisão. As famílias receberam uma notificação sobre o cancelamento das passagens. (Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas