Burocracia na ciência provoca prejuízos de R$ 9 bilhões

Pesquisa cientítica
Lei aprovada pelo Congresso Nacional teve vetos publicados hoje/Arquivo

Os entraves burocráticos na área da pesquisa provocam prejuízos de R$ 9 bilhões ao governo, segundo um levantamento apresentado pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Esse cálculo considera a perda de 35% do tempo do trabalho do cientista com serviços burocráticos.

O assunto foi tratado nesta semana durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, quando o Confies apresentou 23 sugestões para destravar o setor. O presidente do Conselho, Fernando Peregrino, disse que as propostas são para melhorar o ambiente de negócios das fundações de apoio e fazer avançar a área da ciência, tecnologia e inovação do País.

O debate em torno do fomento às pesquisas científicas está sendo tratado na Subcomissão da Ciência e Tecnologia da Câmara. O relator é o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP). “O ideal seria que esses recursos ficassem no caixa das próprias fundações de apoio vinculadas às universidades e institutos federais para atender a outras necessárias despesas de custeio, como a manutenção dos laboratórios”, sugeriu Peregrino.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas