Justiça manda suspender nomeação do presidente da Fundação Palmares

Sérgio Nascimento Fundação Cultural Palmares Misto Brasília
Camargo tem agora seus poderes reduzidos na Fundação Palmares/Arquivo/Reprodução rede social

O juiz federal substituto de Sobral, Emanuel José Matias Guerra, mandou suspender nesta tarde a nomeação do novo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo. Ele atende a uma ação popular de Hélio de Sousa Costa, que contesta a nomeação feita pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Na decisão, o juiz afirma que de tudo o que se disse resta evidenciado que a nomeação contraria frontalmente os motivos “determinantes para a criação daquela instituição e a põe em sério risco, uma vez que é possível supor que a nova Presidência, diante dos pensamento expostos em redes sociais pelo gestor nomeado, possa atuar em perene rota de colisão com os princípios constitucional da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira”.

Antes de ser nomeado para a FCP Sérgio Nascimento de Camargo disse nas redes sociais que não há “racismo real” no Brasil, que a escravidão foi “benéfica para os descendentes”, e que o movimento negro precisa ser “extinto”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas