Pesquisa mostra resultados da equoterapia em crianças com paralisia cerebral

Equoterapia
Crianças com paralisia cerebral foram acompanhadas por especialistas/Divulgação/Ande

No próximo sábado (07) será apresentado um estudo pioneiro sobre o uso da equoterapia com 50 crianças com paralisia cerebral. A pesquisa com a utilização de cavalos começou em maio e terminou neste mês por iniciativa da Associação Nacional de Equoterapia (Ande) e participação de investigadores da Universidade de Brasília (UnB).

Haverá uma solenidade de encerramento da etapa de atendimentos, com a presença das crianças, de seus responsáveis e dos profissionais envolvidos na pesquisa. O projeto foi financiado pelo Ministério da Mulher com atendimento gratuito após seleção das crianças em escolas públicas e de centros de ensino especial em Brasília.

Nos próximos meses, a equipe científica realizará as análises estatísticas dos resultados, que em breve estarão disponíveis à comunidade acadêmica em artigos científicos publicados em revistas especializadas. A metodologia utilizada, os desafios de sua aplicação e os relatos das vivências ao longo da pesquisa serão compilados em um livro a ser lançado em 2020.

Metodologia – Essa é uma das primeiras pesquisas com foco nos efeitos da equoterapia, com rigor metodológico, um procedimento científico conhecido como Estudo Clínico Randomizado Controlado, que busca avaliar e comparar resultados a partir de dois grupos.

As 50 crianças selecionadas realizaram 24 sessões gratuitas de Equoterapia – 25 delas fizeram a prática uma vez por semana e a outra metade realizou duas práticas semanais. O objetivo é verificar se a frequência e a intensidade das práticas geram respostas diferentes e significativas.

Ao longo do processo, algumas das crianças com paralisia cerebral já conseguiam correr e muitas perderam o medo de se aproximar do cavalo e de outros animais. Esse vínculo estimulou a confiança e o autocontrole dos pequenos praticantes. A equipe de pesquisadores espera que os próximos resultados, a partir da análise dos dados coletados, sejam tão animadores quanto esses resultados preliminares, que na prática já representam vitórias significativas a essas crianças.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas