Textos e fotos de Ana Luisa França, Beatriz Artigas e Luiza Barmell
A igreja metodista IPEG foi fundada em 2015 com objetivo de ser inclusiva e propagar a fé sem distinção, Desde a sua criação, realizou 11 casamentos gays. Filiados a rede de reconciliadores metodistas americanos, a IPEG é a única igreja metodista do Brasil a seguir uma linha de inclusão.
Tem cerca de 50 congregados. sendo 37 frequentadores fixos. Durante os cultos, os membros pregam novas interpretações e versões da Bíblia. Nas quartas-feiras, o projeto “mães que amam” convida mães para orar junto aos seus filhos. “Há mães que não concordam com a orientação sexual do filho, mas comparecem (a igreja). E a troca de experiência oferece uma nova visão”, conta o pastor Marvel Souza.
Antes de trabalhar a questão espiritual com os membros, há outros dois enfrentamentos: a autoaceitação e o amor ao próximo. O propósito é trazer para a vida em comunidade o público LGBTQI+ que se familiariza com a doutrina, mas sofre preconceito em outras casas religiosas. O pastor Marvel Souza espera que a intolerância acabe e que o trabalho realizado possa repercutir no futuro para que a igreja seja um centro de inclusão e espaço de debate sobre as questões de gênero.
(Autores das reportagens especiais Alan Marques (professor) e os alunos do UniCeub Isabella Alvarenga, Rafaela Moreira, Paloma Cristina, Letícia Teixeira, Luiz Fernando Santos, Mateus Arantes, Renato Queiroz, Ana Luisa França, Beatriz Artigas, Luisa Barmeli, Adna Evelin, Julianne Belo Gabriela Arruda, João Paulo Brito e Sara Meneses)