Diretora da UnB diz que ranking ajuda comparações entre universidades

Universidade de Brasília UnB
UnB fez uma parceria com a Fiocruz para pesquisa o Covid-10/Arquivo
Compartilhe:

Estima-se que existam hoje cerca de 20 rankings globais de universidades e mais de 60 nacionais, realizados por empresas de consultoria, veículos jornalísticos e instituições governamentais. As avaliações podem divergir, mas no geral elas consideram indicadores relacionados à produção científica de cada instituição, nível de formação dos docentes, taxa de evasão dos alunos, entre outros.

“A divulgação desses resultados, tanto para gestores dos decanatos e das unidades acadêmicas quanto para a comunidade em geral, busca garantir que as ações na Universidade de Brasília (UnB) continuem promovendo uma posição de excelência nos diversos rankings”, informa a diretora da Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), Andrea Cabello.

Os rankings universitários “são um insumo para o processo de autoavaliação.  Quando analisados de forma articulada com outras informações, permitem uma postura de transparência frente à comunidade e indicação de intervenções que permitam assegurar a qualidade da Universidade”.

Cabello afirma que esses resultados permitem uma comparação com outras instituições: “É um meio de acompanhar a atuação de uma perspectiva global, considerando a inserção da pesquisa em periódicos internacionais, suas redes de cooperação e o seu desempenho acadêmico relativo em geral”, explicita.

A UnB está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. Com 57 anos, a instituição de ensino figura em rankings acadêmicos internacionais, disputando com universidades milenares, como a de Cambridge, no Reino Unido, e a de Salamanca, na Espanha.

Um dos primeiros rankings internacionais surgiu há pouco menos de duas décadas. “Em torno de 2003, o governo chinês queria saber como estava o sistema universitário do país em relação às universidades clássicas do mundo”, comenta o presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência (Ireg – na sigla em inglês), ligado à Unesco, professor Luiz Cláudio Costa, segundo informa a Agência de Notícias da UnB.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas