Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia após fraude

Bolívia policiais amotinados
Policiais amotinados protestam contra Morales e as eleições fraudadas/Reprodução/Rádio Caracol
Compartilhe:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje que vai convocar novas eleições presidenciais. O anúncio ocorre depois de dezenas de protestos, inclusive amotinações de policiais. Evo é acusado de fraudar as eleições. Um relatório da Organização dos Estados Americanos aponta manipulação dos resultados que deu o quarto mandato ao presidente.

Em uma breve aparição em que ele não citou este relatório, ele garantiu que a nova nomeação com as urnas será realizada com um corpo eleitoral renovado, antes das alegações de fraude no primeiro turno do qual o atual é acusado, informou a Rádio Caracol.

A equipe de auditores OEA apresentou um relatório preliminar (Veja abaixo) no dia eleitoral na Bolívia em 20 de outubro passado e observou que havia “manipulações no sistema de computadores“, recomendando cancelar o resultado há quatro semanas e pedindo para convocar novas eleições.

O relatório, que ocorre em meio a protestos contra e a favor de Evo Morales e distúrbios policiais. O primeiro a se rebelar foi a Unidade Tática de Operações Policiais (UTOP) da cidade central de Cochabamba e logo em seguida os comandos da polícia de Sucre (sul, capital da Bolívia) e Santa Cruz, região rica da parte oriental do país. país e reduto da oposição .

Somos amotinados “, disse um policial da UTOP de Cochabamba, uma unidade encarregada de reprimir manifestações, a uma emissora de televisão local e com o rosto coberto.

A cidade boliviana de La Paz e seu vizinho em El Alto registraram incidentes locais à noite entre defensores e oponentes do presidente da Bolívia, Evo Morales , em um novo dia de distúrbios na crise que o país passa após as eleições. Os incidentes nas duas cidades duraram até meia-noite , com confrontos com a Polícia, que usava gás lacrimogêneo para dispersar os violentos.

Protestas, Manifestaciones, Evo Morales, Carlos Mesa: Choques entre manifestantes en Bolivia dejan un muerto y decenas de heridos

O Relatório Parcial

VÍCIOS NOS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE RESULTADOS ELEITORAIS PRELIMINARES E COMPUTAÇÃO DEFINITIVA :

Nesse ponto, a Auditoria observa que ” o fluxo de dados de 100% do TREP não foi monitorado , não foram aplicadas boas práticas, não houve nenhum dos seguintes testes de software, a integridade do software não foi respeitada , as evidências no escolha e a empresa de auditoria não controlou a integridade dos dados “.

FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURAS E ALTERAÇÃO DE ATA:

A OEA alerta que “foram detectadas tabelas nas quais as assinaturas da ata original não correspondiam às assinaturas das cópias . Da mesma forma, foi feita uma comparação entre as assinaturas dos jurados que apareceram nas atas e as das planilhas, que permitiram detectar casos em que as assinaturas nos trabalhos dos seis jurados haviam sido falsificadas . ”

CADEIA DE CUSTÓDIA DEFICIENTE:

“Não há controles de cadeia de custódia necessários para material eleitoral sensível. O fato de haver registros eleitorais queimados evidencia a falta de proteção ” , afirma o documento.

A equipe de auditoria fez uma projeção de acordo com os resultados e mostra que “ é possível que o candidato Morales estivesse em primeiro lugar e o candidato Mesa em segundo. No entanto, é estatisticamente improvável que Morales tenha obtido uma diferença de 10% para evitar uma segunda rodada . ”

Por fim, o documento afirma que “ele não pode validar os resultados da presente eleição ; portanto, recomenda-se outro processo eleitoral. Qualquer processo futuro deve ter novas autoridades eleitorais para realizar eleições confiáveis “.

Por enquanto, espera-se que a equipe de auditores da OEA entregue o relatório completo na quarta-feira.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix