A mãe do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) responde a pelo menos 45 processos da justiça do Rio de Janeiro e do Brasil, a maioria apresentados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Maria da Saudade Medeiros Braga (PSB) é médica e por duas vezes consecutiva foi prefeita de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. No primeiro mandato, por pouco não sofre um impeachment por uma série de denúncias, entre os quais a anulação de um concurso público. A decisão se arrastou por anos e foi concluída pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em abril de 2013.
Glauber Braga fechou uma sessão tumultuada e constrangedora ontem à noite, quando estava sendo ouvido o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro. O parlamentar classificou Moro de “juiz ladrão” e “corrupto” para tentar desqualifica-lo no episódio dos vazamentos das conversas do procurador da República Deltan Dallagnol com o então juiz da 1ª. Vara Criminal Federal de Curitiba.
Maria da Saudade, como é conhecida na cidade, tentou voltar a ser prefeita em 2012, mas foi barrada pelas urnas. Segundo uma rápida pesquisa no Escavador, Maria da Saudade possui 45 processos, 35 processos no Rio de Janeiro. Ela e seus secretários sofreram investigações diversas, inclusive numa CPI na Câmara de vereadores. Ela teria exigido supostas contribuições para quitar débitos da campanha eleitoral de 2000. Posteriormente, as CPIs foram anuladas pela justiça.
Glauber foi eleito três vezes deputado federal, duas das quais pelo PSB. Nas eleições passadas concorreu pelo PSol.

