Cresce movimento pela duplicação da BR-080 em Brazlândia

Nesta semana um grupo de pessoas de Brazlândia entregou ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), um abaixo-assinado com centenas de assinaturas pedindo a duplicação da BR-080. O movimento “Duplica Já” chamou mais a atenção das autoridades nos últimos dias com a morte do ex-deputado Juarezão, que perdeu o controle de uma caminhonete que capotou na região de Sete Curvas.

Mas não é de hoje que a reivindicação é uma constante para quem mora na cidade do Distrito Federal. Há três anos que arede social cobra a duplicação da DF-001/BR-080 no trecho entre o entroncamento com a DF 095 e a divisa de Goiás.

Segundo a Promotoria de Justiça de Brazlândia, que também acompanha o movimento, somente em 2018 o Corpo de Bombeiros contabilizou 141 ocorrências. No mês passado, o Ministério Público pediu ao Instituto Ambiental (Ibram) informações sobre o andamento do processo de licenciamento ambiental da obra de duplicação da DF-001, mas ainda não recebeu resposta.

Segundo informou a assessoria de imprensa do MP, em março a instituição já tinha feito contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER). O primeiro informou que estava em elaboração a minuta de termo de referência para licitar o projeto para duplicação, implementação e restauração da rodovia. O DER manifestou interesse em duplicar a via e já tinha pedido à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a emissão de licença prévia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas