Finalmente Izalci será indicado coordenador da bancada do DF

Depois de meses de impasse, finalmente a indicação do coordenador da bancada federal do Distrital Federal no Congresso Nacional terá um desfecho entre hoje e amanhã. É que o número de assinaturas necessárias para formalizar o senador Izalci Lucas (PSDB) na função deverá reunir sete deputados federais e três senadores.

O impasse estava na Câmara dos Deputados, porque no Senado Izalci já tinha o apoio dos outros dois senadores, Leila Barros (PSB) e Antonio Reguffe (Sem partido). A bancada de deputados é constituída por oito parlamentares, sete dos quais em primeiro mandato. A articulação para a obtenção das assinaturas estava com a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e com o próprio senador.

A indicação do coordenador não é uma mera formalidade, mas uma necessidade para garantir na Comissão Mista de Orçamento as chamadas de bancada. Os estados que não tem coordenador não podem contar com esses recursos previstos no próprio exercício do Orçamento. As reuniões para definição da peça já estão em discussão para a elaboração da Lei Orçamentária, que antecede a conclusão do Orçamento de 2020 até o final do ano.