O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem-RJ), encerrou a sessão de votação da denúncia contra o presidente Michel Temer às 21h51. Mesmo com o placar em desvantagem, a oposição encerrou os trabalhos aos gritos de “Fora Temer”.
Em declaração logo após a votação, o presidente Temer afirmou que “é hora de investir e acreditar no potencial do País. Devemos nos dedicar a fazer um Brasil cada vez melhor”.
No final da votação, foram registrados 263 votos favoráveis ao relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que sugeriu o arquivamento do pedido da Procuradoria-Geral da República. O comunicado do resultado da votação será feito nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal. A denúncia será investigada somente quando Temer deixar o mandato, em janeiro de 2019.
Os 227 votos contra o arquivamento, surpreendeu o governo, mas mesmo assim foi um alívio para o Palácio do Planalto. Foram anotados duas abstenções e 19 ausências. Uma das abstenção foi do deputado Rodrigo Pacheco 9PMDB-MG), que presidente a Comissão de Constituição e Justiça. A oposição precisava de 342 votos para que o STF pudesse autorizar a PGR a investigar o presidente por corrupção passiva.