Um dia que promete no Senado Federal

O ponto alto da etapa final do processo virá nesta segunda-feira, quando a petista Dilma Rousseff comparecerá pessoalmente para se defender e responder aos questionamentos dos senadores.

Será a primeira vez que a presidente comparecerá pessoalmente ao Congresso para se defender – e o clima promete ser tenso.

No fim de semana, o último a depor foi o professor de direito tributário da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro, que falou como informante.

Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), o depoimento do informante da defesa Ricardo Lodi Ribeiro confirmou a “seriedade” e o “rigor” com que se respeitou o amplo direito de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment.

Ele disse que os decretos editados pela presidenta em julho e agosto de 2015 não eram considerados infração até aquela data pelo Tribunal de Contas da União, que só em outubro mudou seu entendimento.

“Não entro no mérito dessa mudança ser positiva ou negativa. Naquela momento em que foram editados os decretos, esse entendimento não existia”, disse Lodi, segundo a Agência Brasil.

Lula vai assistir acompanhado de um grupo de 20 a 30 aliados, como ex-ministros dos governos petistas e assessores. Para garantir “direitos iguais”, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a acusação terá direito a convidar também o mesmo número de apoiadores.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) contou à BBC Brasil da intenção de convidar líderes dos protestos que levaram multidões às ruas neste ano e no anterior pedindo a queda de Dilma.

Apesar da forte rivalidade que existe entre esses grupos, o tucano descartou um clima de “fla-flu” na sessão. Já o senador Ronaldo Caiada (DEM-GO) disse ao jornal O Globo estar preocupado.

O líder do Vem Pra Rua, Rogerio Chequer, disse às BBC Brasil que foi convidado, mas que ainda não sabe se poderá comparecer devido a outros compromissos que já tinha programado.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas