Encontrado planeta similar à Terra mais perto do Sol

Os astrônomos encontraram um novo planeta semelhante à Terra, chamada de Próxima b. O novo exoplaneta é o mais próximo da Terra a ser achado até hoje. Os astrônomos responsáveis pela descoberta, liderados por Guillem Anglada-Escudé, pesquisador barcelonês da Universidade Queen Mary, em Londres, notaram a sua presença observando a estrela-mãe.

Uma pequena anomalia em sua órbita, provocada pela influência gravitacional do planeta, serviu para deduzir sua presença e algumas das suas características. Por exemplo, que nesse planeta um ano dura apenas 11 dias, que ele tem um tamanho ligeiramente superior à Terra e que sua superfície é sólida.

A descoberta, alcançada graças aos telescópio do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile, faz parte do projeto internacional Pale Red Dot.

É possível enxergar 4.500 estrelas a olho nu. Essa minúscula amostra dos incontáveis sóis do universo não é nem sequer representativa de todo os mundos que existem.

A proximidade do novo exoplaneta oferece uma oportunidade para estudar com muito maior detalhe suas características e buscar em nossa vizinhança os primeiros sinais de vida extraterrestre. (Com o El Pais)

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas