Uma festa para enxotar o complexo vira-latas

Seriam os melhores jogos olímpicos da História. Para a rede americana NBC, sim. É o que diz um anúncio publicado hoje no New York Times.

Mas não foi só a NBC a enxotar o complexo de vira-las do brasileiro. A festa de encerramento arrancou aplausos no mundo inteiro.

The Guardian ressaltou que a cerimônia contou, “apropriadamente, em meio à chuva e aos fogos de artifício com uma festa altamente celebreatória”. A publicação lembrou também da frase do presidente do COI, Thomas Bach, que disse que “a Cidade Maravilhosa organizou Jogos maravilhosos”.

O New York Times afirmou que o “espírito do Carnaval” fez a Olimpíada funcionar. “Foi um grande final, que trouxe o espírito do Rio. Os cortes (no orçamento) por vezes fizeram com que os Jogos parecessem ser organizados no fio da navalha. Mas o espírito do Carnaval está aqui”.

El País comparou a parte brasileira com o trecho japonês da festa, dizendo que a apresentação de Tóquio, com suas “luzes, tecnologia e coreografias milimétricas”, em nada lembrou a celebração carioca. O jornal também ressaltou a realização dos primeiros Jogos na América do Sul.

Olé, da Argentina, destacou a “linda cerimônia” da primeira Olimpíada no continente. “O Rio demonstrou que pode fazer. Desde a cerimônia inaugural até a festa desta noite, o mundo do esporte viveu momentos felizes, outros nem tanto. A festa teve muito de carioca, e o carnaval que levam no seu DNA completou a cor e o ritmo da festa”, disse o jornal.

L´Equipe, da França, observou o aspecto de Carnaval e o colorido da festa. destacou a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com sua roupa de Super Mario na cerimônia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas