Pardal, o dedo-duro dos políticos que avançam o sinal

Chama-se Pardal o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite a qualquer brasileiro denunciar irregularidades pelos partidos e candidatos na campanha municipal que já começou.

O aplicativo Pardal pode ser baixado a partir de hoje nas lojas on-line para dispositivos móveis (celulares e tablets).

O sistema permite o cidadão capturar uma foto, vídeo ou áudio – gravação de uma conversa, por exemplo. Depois, ele cadastra a denúncia e preenche as seguintes informações no sistema: quem você gostaria de denunciar; qual é a irregularidade; informações adicionais (descrição do fato). Depois responde em que município e bairro ocorreu a irregularidade e, em seguida, recebe o número de protocolo.

Durante o lançamento do aplicativo na sede do TSE, o ministro Gilmar Mendes destacou que o Pardal é “uma nova ferramenta institucional de combate à corrupção eleitoral” e que as denúncias recebidas serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), “parceiro incansável na busca pela lisura das eleições”. Caberá ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas