O assunto foi publicado há alguns dias (28 de julho) no jornal The Guardian, mas vale a pena ser lembrado aqui no site. Vale pelo abuso e pelo absurdo. Um empresário brasileiro investiu R$ 90 milhões em Londres (Inglaterra) entre 2014 e 2015.
Trata-se de Expedido Machado Neto, 31 anos, filho do ex-senador Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, cujas denúncias em esquemas de corrupção derrubaram três ministros. Levantamento preliminar indica que os desvios ultrapassam a R$ 6,6 bilhões. Machado, fez delação premiada.
Sérgio Machado e seus filhos, que começaram a cooperar com os promotores em maio, descreveram em detalhes como contas bancárias na Suíça, em Andorra e nas Ilhas Virgens britânicas, assim como empresas laranjas e fundos secretos eram usados para coletar o dinheiro do suborno, conta o The Guardian.
Seus advogados destacam que nenhuma das propriedades britânicas constava da lista de ativos de origem supostamente ilegal. Segundo eles, os imóveis foram adquiridos depois de Expedito ter vendido uma de suas empresas.
Próximo a seu pai e interessado em acompanhá-lo na política, Expedito passou a agir como intermediário em 2007, ajudando a coletar o suborno que as empreiteiras pagavam.