O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é genro do ministro Moreira Franco, da Secretaria Executiva do Programa de Parceria de Investimentos do governo Michel Temer, representa a velha política tradicional.
E o ressurgimento do DEM, partido de direita liberal que havia encolhido bastante durante os governos petistas.
Também é a volta de sua família ao centro da política nacional – o novo presidente da Câmara é filho de César Maia, político que foi prefeito do Rio por três mandatos.
Depois de deixar o comando da capital fluminense com baixa popularidade, não conseguiu se eleger em duas tentativas para o Senado e acabou virando vereador, lembra a BBC.
No quinto mandato como deputado, e com 46 anos, Maia começou cedo sua vida política. Nasceu no exílio, no Chile, e acompanhou ainda menino a carreira do pai.
Aos 26 anos, foi nomeado secretário de governo da gestão Luiz Paulo Conde (1997-2000) na Prefeitura do Rio. Dois anos depois, em 1998, elegeu-se deputado federal com quase 100 mil votos. Depois, foi reeleito sucessivamente para o cargo. Também foi vice-líder (2003-2005), líder (2005-2007) e presidente do então PFL que, em 2007, virou DEM.
É casado com Patrícia Vasconcellos, enteada do ministro (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e ex-governador do Rio Moreira Franco. Tem quatro filhos.