Dois polarizam, mas há 17 pré-candidatos à presidência da Câmara

Sem apoio do PT o candidato à presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) contará com o apoio do PSDB. Será o adversário de Rogério Rosso (PSD-DF) que por sua vez terá sustentação do grupo de partidos do chamado Centrão.

A polarização entre os dois candidatos deverá marcar a eleição que acontece nesta quarta-feira (14), às 16 horas.

Os candidatos oficiais (com candidaturas registradas na Secretaria da Mesa Diretora) até esta manhã cedo: Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO); Marcelo Castro (PMDB-PI), Fábio Ramalho (PMDB-MG); Carlos Manato (SD-ES), Heráclito Fortes (PSB-PI); Cristiane Brasil (PRB-RJ); Luiza Erundia (PSOL-SP); Fernando Jacobo (PR-PR), Fausto Pinato (PP-SP).

Extra-oficialmente há nada menos que 17 candidatos, incluídos os dois mais falados ou os menos cotados, como o deputado Esperidião Amin (PP-SC).

O deputado Rogério Rosso, que afirmou que só seria candidato se houvesse consenso em torno de seu nome, é o que tem apoio do Palácio do Planalto e do Centrão (PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL). Até agora, é o candidato que poderá ser eleito novo presidente da Casa, com mandato tampão de sete meses.

O único consenso que há entre os deputados é que a eleição deverá ser definida em segundo turno. Vale lembrar que o voto será secreto.

Nos bastidores da Câmara, não se descarta a possibilidade haver uma surpresa no final da eleição. 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas