Vergonha nacional: calamidade pública no Rio provoca constrangimento

O jornal britânico The Guardian afirmou que o decreto de calamidade pública e pedido de socorro federal do Estado do Rio de Janeiro, a apenas 49 dias da Olímpiada, é um “contrangimento” para a sede dos Jogos.

Segundo a publicação, o governo do Rio está “implorando” pela ajuda federal.

“O pedido de dinheiro é um constrangimento para a sede dos primeiros Jogos na América do Sul e se soma à longa lista de problemas que incluem o impeachment da presidente, a maior recessão em décadas, o maior escândalo de corrupção que é lembrado, a epidemia de zika e a onda de greves e ocupações de prédios do governo”, diz a reportagem.

O jornal afirma que o decreto é, em parte, um estratégia política, já que permite que o governo estadual tome empréstimos sem aprovação da Assembleia Legislativa.

Guardian afirma que ainda não se sabe quais serão os impactos da medida, já que a maioria dos projetos olímpicos são bancados pela prefeitura do Rio ou por empresas privadas, segundo relato da BBC.

O jornal também destaca outros problemas enfrentados pelo Estado.

“O governo do Estado tem dificuldade para pagar salários e aposentadorias, hospitais públicos reclamam da falta de materiais básicos, e no início do mês a mídia local noticiou que o necrotério público não podia mais receber corpos porque serviços de limpeza subcontratados não estavam mais recebendo pagamento.”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas