Carboidratos ajudam a ter uma vida mais saudável

autor Misto Brasília

Postado em 18/08/2018 10:47:03 - 10:38:00


Corpo humano ainda não estaria pronto para uma dieta paleolítica/Arquivo

Dieta paleolítica vem se tornando popular na Europa e nos EUA, mas pode encurtar a vida

O consumo moderado de carboidratos favorece uma vida mais saudável e longa, segundo um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet. A pesquisa, liderada pela especialista em medicina cardiovascular Sara Seidelmann, do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, sugere que as dietas que substituem os carboidratos por proteínas ou gorduras devem ser evitadas, devido ao possível vínculo com "ciclos de vida mais curta".

"Consumir carboidratos com moderação parece ser ótimo para a saúde e para ter uma vida mais longa", afirma o estudo.

O trabalho é publicado no momento em que a chamada dieta paleolítica ­– que evita carboidratos em favor de proteína animal e gordura – vem se tornando popular na Europa e nos EUA.

Os defensores desse regime da "Idade da Pedra” argumentam que a rápida mudança de 10 mil anos atrás – com o estabelecimento da agricultura – para uma alimentação baseada em grãos, laticínios e alguns legumes não permitiu que o corpo humano tivesse tempo suficiente para se adaptar a alimentos ricos em carboidratos.

O estudo também destaca que a substituição deste tipo de alimento por carne bovina e de cordeiro, porco, frango ou queijo está relacionada com maiores índices de mortalidade. Já uma dieta rica em proteínas vegetais (como verduras, legumes e frutos secos) diminui o risco de mortalidade.


Orquestra de Brasília e o Coral 10 interpretam Cio da Terra
Governador do Pará diz que contas dos estados passarão por pente-fino
veja +
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
Câmara analisa propostas para deduzir do IR despesas com remédios, óculos e próteses
Ibaneis disse que vai "colaborar" para a aprovação da reforma previdenciária
veja +