Força-tarefa sugere suspender indulto natalino para corruptos

autor Misto Brasília

Postado em 17/08/2018 18:49:08 - 18:43:00


Condenados por corrupção devem ser beneficiados pelo indulto natalino/Arquivo

Proposta da equipe da Lava Jato foi encaminhada para o Conselho de Política Criminal e Penitenciária

O Natal será comemorado daqui a quatro meses, mas a força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná antecipa propostas para evitar prováveis benefícios do indulto natalino a presos condenados por crime de lavagem de dinheiro e organização criminosa.  

Numa proposta encaminhada ao Conselho Nacional de Política Penitenciária e Criminal, a equipe afrima que este benefício legal não se estenda a esses presos. A lista de prováveis atingidos por esta medida, se aprovada, é grande. Inclui antigos e graúdos representantes da República, como o ex-ministro Antônio Palocci.

Se esta sugestão não for acatada, a força-tarefa propõe que esses crimes sejam pelo “menos equiparados” a crimes praticados com violência ou grave ameaça e não estejam sujeitos a benefícios “etários vinculados ao indulto”.

A força-tarefa acredita que, além de não contribuir para a redução da crise de vagas do sistema penitenciário, o indulto da corrupção teria “efeitos perniciosos, pois a probabilidade de efetiva punição da corrupção, no Brasil, é baixa”.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Câmara aprova criação do Dia Nacional da Música e Viola Caipira
Saída de cubanos do programa Mais Médicos repercute na Câmara
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
veja +